Truques de gémeas: Joana e Inês Aguiar já trocaram de identidades e atriz revela episódio

Joana e Inês Aguiar são apaixonadas pela arte de representar. As gémeas mais conhecidas da ficção em Portugal começaram os “treinos” ainda na adolescência, com uma troca de identidades.

18 Out 2021 | 14:44
-A +A

Inês Aguiar e Joana Aguiar tornaram-se conhecidas na área da moda, mas foi pelo caminho da representação que decidiram enveredar. Porém, as gémeas começaram a “treinar” para serem atrizes muito antes de se tornarem profissionais. É que, durante a juventude, Inês e Joana chegaram a vestir a pele uma da outra, trocando de identidades.

“Nunca nos fizemos passar uma pela outra nos castings, mas chegámos a fazê-lo na escola”, conta Inês Aguiar à TV 7 Dias, recordando de forma animada o episódio: “Nunca tínhamos feito e eu disse: ‘Joana, não quero acabar o 12.º ano sem fazer isso.’ E fizemos. Foi giro. Foi num dia em que a Joana estava a gravar e como ela faltou nesse dia eu decidi sentar-me no lugar dela e nenhum dos professores conseguiu perceber que a Joana afinal era a Inês.”

Contudo, esta não foi a única vez que trocaram de identidades. “Também o fizemos no evento de uma pessoa amiga que queria que nós fôssemos. Eu estava a gravar e, então, acabou por ir a Joana e fez-se passar por mim.”

Se Inês Aguiar dá vida à vilã Laura Cunha, em “Bem me Quer”, na TVI, Joana Aguiar, a sua irmã gémea, interpreta Sandy em “Amor Amor”, na SIC. São “rivais” de peso, mas nenhuma encara o facto de estarem no ar à mesma hora como uma “competição”.

Quem o diz é Inês Aguiar, que garante que lá em casa, na hora de ligar o televisor, para assistir à novela que vão ver primeiro, a escolha recai sempre na primeira trama que for para o ar. Cúmplices, Inês Aguiar reforça que não passa sem os conselhos da sua irmã.

“Pedimos muito a opinião uma da outra, sobretudo em situações muito concretas, por exemplo, ou eu peço-lhe para ver uma cena minha ou ela pede-me para ver um episódio, e trocamos opiniões”, teceu, reforçando que um dos seus sonhos é poder contracenar com a sua gémea: “Adorava.”

 

Inês Aguiar, futura dentista

 

Sem projetos atualmente, Inês Aguiar dedica-se ao curso de medicina dentária. “Estou no quinto ano e quase a acabar”, afiançou, reiterando que, apesar de não saber o que o futuro reserva, espera poder continuar a viver como atriz.

 

Texto: Telma Santos (telma.santos@impala.pt); Fotos: Nuno Moreira

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1804 da TV 7 Dias)

PUB