“Trocava roupas e sapatos”: Ator João de Carvalho fala sobre esgotamento

No final de 2022, João de Carvalho esteve nove internado por estar com desorientação mental. O revelou agora como descobriu que estava com um esgotamento.

10 Jan 2023 | 15:50
-A +A

João de Carvalho esteve nove internado por estar com “desorientação mental”. Esta segunda-feira, 9 de janeiro, o ator esteve à conversa com Júlia Pinheiro e revelou como descobriu que estava com um esgotamento. O filho de Ruy de Carvalho contou que andava a dormir apenas duas horas por dia e que estava a fazer três peças de teatro ao mesmo tempo.

“Eu não conseguia dormir mais, isto já vinha de algum tempo (…) Por exemplo, trocava roupas, trocava os sapatos, calçava um de pele e outro de camurça. Tudo isso estava a acontecer já há algum tempo”, começou por contar no ‘Júlia’, da SIC.

Apesar de já não andar bem, o estado de saúde de João Carvalho piorou enquanto estava em cena com uma peça de teatro. “Eu acho que não tive a noção completa de como fiquei. O Vítor Espadinha estava nervosíssimo porque eu parei a olhar de frente para o público, sem reação. Completamente ausente… Fiquei numa atrapalhação tão grande com os meus colegas, que eles começaram a andar para trás e para a frente e pensavam: ‘Alguém se enganou porque o João não se costuma enganar’. Mas era o João”, afirmou.

O ator acabou por ser levado para o hospital onde foi submetido a vários exames neurológicos. “Eu costumo dizer que estou sempre preparado para morrer, mas quando chega a altura…  Depois, a pouco e pouco fui aliviando, comecei a recuperar algumas coisas (…) Ao fim de três dias, eu andava levantado, a visitar os outros quartos”, contou a Júlia Pinheiro.

 

“O trabalho não é tudo”

João de Carvalho foi surpreendido pelo filho mais velho, João Ricardo Carvalho, que lhe deixou uma mensagem especial e recordou quando foi visitar o pai ao hospital. “Quando cheguei e vi-te completamente desorientado para nós foi um susto muito grande, podes imaginar. Depois ver-te recuperar rapidamente foi um alívio. Espero que seja uma lição daqui para a frente. (…) O trabalho não é tudo”, alertou.

O ator assumiu que vai reduzir a quantidade de trabalho que aceita, mas garantiu que não vai parar de trabalhar. “Parar sim, mas não deixar totalmente de trabalhar, não sou capaz. Posso diminuir, mas eu renovei-me com estes espetáculos que fiz, ganhei outro ânimo. Isso precisamos de sentir, é um pouco de amor próprio”.

 

Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: Redes sociais

 

PUB