Telejornal: o mais antigo programa da TV portuguesa faz 60 anos!

O noticiário da RTP1 celebra esta sexta-feira seis décadas de existência. A estação pública de televisão preparou uma emissão especial conduzida por José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria.

18 Out 2019 | 18:50
-A +A

O mais antigo programa da televisão portuguesa celebra esta sexta-feira, 18 de outubro, 60 anos. O Telejornal tem, a partir das 20h00, uma emissão especial conduzida por José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria.

O presidente da República será um dos convidados especiais da emissão que assinala os 60 anos do Telejornal e há mais novidades sonoras. «Contaremos com uma nova roupagem sonora construída com a Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, sob a direção da maestrina Joana Carneiro», informa a RTP em comunicado.

Noticiário nasceu dois anos depois da criação da RTP

 

O Telejornal nasceu a 18 de outubro de 1959, dois anos depois de a RTP iniciar as emissões regulares.  «Mais do que o Telejornal da RTP, este é o nome do principal formato televisivo de notícias em Portugal. A seguir à RTP é a principal marca da empresa. Assinalar os 60 anos do Telejornal é sublinhar a importância do serviço público de televisão e relevar o facto de a Informação da RTP ser considerada a mais confiável em Portugal», informa a RTP em comunicado.

José Rodrigues dos Santos é o jornalista que há mais tempo ocupa o lugar de pivô do Telejornal. O também escritor apresenta o noticiário da RTP1 desde 1991. José Fialho Gouveia, Isabel Wolmar, Maria Elisa Domingues, José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes, Clara de Sousa, Fátima Campos Ferreira, Judite Sousa, José Alberto Carvalho, Carlos Daniel, António Esteves, João Tomé de Carvalho, Alberta Marques Fernandes e Cristina Esteves são alguns dos nomes que já passaram pela condução do noticiário da RTP.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala

 

Veja mais:
RTP a ferro e fogo! Jornalistas revoltados com decisões da diretora de Informação
Duelo de pivôs: José Rodrigues dos Santos aproxima-se de Rodrigo Guedes de Carvalho
PUB