Sem maioria absoluta, PS vence as eleições legislativas

O Partido de António Costa é o vencedor das Legislativas 2019.

06 Out 2019 | 23:37
-A +A

O PS é o vencedor das eleições legislativas de 2019. O partido de António Costa contou (até agora) com 36,66% dos votos e elegeu 99 deputados.

Em segundo lugar ficou o PPD/PSD com 28% dos votos, elegendo 74 deputados. Bloco de Esquerda, PCP-PEV e CDS-PP elegeram 17, 10 e 5 deputados, respetivamente.

O PAN foi uma das surpresas da noite elegendo três deputados.

O partido Iniciativa Liberal garantiu, pela primeira vez, um lugar na Assembleia da República, contando atualmente com 1,27 por cento dos votos. Continue a acompanhar aqui.

António Costa: «O PSD e o CDS tiveram uma maior derrota histórica da direita em Portugal»

No momento em que falou aos portugueses, António Costa agradeceu «àquelas e aqueles que depositaram no Partido Socialista a sua confiança para governar Portugal nos próximos quatro anos». O lider socialista deu destaque ao elevado número de abstenções, afirmando que este deve ser «motivo de reflexão por parte de todos os responsáveis políticos».

António Costa fez ainda menção aos partidos de direita, destacando a derrota sofrida. «O PSD e o CDS tiveram uma maior derrota histórica da direita em Portugal», afirmou.

Por fim, o líder socialista falou dos objetivos que o partido pretende continuar a cumprir, referindo questões relacionados com a saúde, a corrupção e a violência doméstica.

«Temos o compromisso claro de continuar a reforçar o Serviço Nacional de Saúde que criámos, de reforçar o combate à corrupção e dar uma luta, sem tréguas, à violência doméstica e, em particular, à violência de género», conclui.

PAN diz que o grande objetivo está alcançado

A número dois da lista do PAN por Lisboa, Inês Sousa Real, afirmou, este domingo, dia 6 de outubro, que o grande objetivo do partido «está alcançado», com a eleição de mais do que um deputado e consequente possibilidade de criar um grupo parlamentar.

«O nosso grande objetivo está alcançado. O PAN será certamente capaz de alcançar um grupo parlamentar, duplicando assim a sua representação», afirmou a número dois da lista do PAN por Lisboa e porta-voz do partido para a noite eleitoral, Inês Sousa Real, que reagia às projeções das televisões sobre os resultados das legislativas. De acordo com as projeções hoje divulgadas pelas televisões RTP, TVI e SIC, o PAN pode eleger entre 2 e 6 deputados.

Assunção Cristas abandona a liderança do CDS

Assunção Cristas decidiu abandonar a liderança do CDS. «Agradeço a todos o apoio que nos deram. Mas perante este resultado eleitoral tomei a decisão de reunir o conselho nacional do partido para convocar um congresso antecipado. Entendo que dei o meu melhor, mas em face dos resultados tomei a decisão de não me candidatar.»

Numa rápida intervenção, Assunção Cristas felicitou o partido vencedor e desejou a António Costa «sucesso na condução dos destinos do país». A líder do CDS comunicou a decisão tomada em consequência dos maus resultados do partido que lidera há praticamente quatro anos.

Os portugueses foram, este domingo, dia 6 de outubro, chamados a eleger 230 deputados, divididos por 22 círculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e círculos da emigração – Europa e Fora da Europa).

Acompanhe tudo no Portal de Notícias Impala.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: DR

PUB