Rita Andrade garante: “Foi um grande alívio quando deixei de estar à frente das câmaras”

A ex-apresentadora falou sobre o seu afastamento da televisão, e explicou os motivos que levaram a esta decisão.

07 Mar 2023 | 19:50
-A +A

Rita Andrade foi a convidada de Manuel Luís Goucha desta terça-feira, dia 7 de março. No programa das tardes da TVI, a ex-apresentadora revelou o porquê de se ter afastado da televisão para se dedicar à saúde, como nutricionista, além de fazer uma “viagem” à sua infância.

“Se quiseres voltar a fazer televisão eu contrato-te”, começou por brincar Manuel Luís Goucha. Questionada se sente falta do meio televisivo, a nutricionista respondeu: “Não posso dizer que haja saudade, porque estou muito preenchida, escolhi esta vida que eu adoro. Estou rendida às conversas que tenho sem câmaras”.

Em relação ao início do percurso profissional, Rita Andrade contou: “Fiz a primeira licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade de Lisboa. Na altura inscrevi-me ainda no curso da TAP enquanto estava a licenciar-me. Gostei muito, foi uma experiência muito divertida”. Foi ainda nesta altura que a nutricionista deu os primeiros passos na televisão: “Fiz o casting para o Curto Circuito, através de uma colega. Fazer televisão não era uma ambição, preferia a imprensa. Entretanto, depois de enviar o currículo ligaram-me para fazer o casting, na altura tinha 21 anos”, continuou.

 

“Perdi muito peso, fiquei muito cansada”

 

Sem esperar, a ex-apresentadora foi passando nas várias fases. “Eram à volta de 1600 pessoas a fazer o casting, na altura com o Bruno Nogueira, não sabia ao que ia, só depois é que tive noção. Voltaram a chamar-me e fiquei. Aí foi muito difícil, porque estava a estudar comunicação, a trabalhar na TAP e juntei a SIC Radical. Perdi muito peso, fiquei muito cansada. Aí o meu pai disse-me: ‘Na vida há que fazer escolhas, não podes continuar com dois empregos’. E foi nesse momento em que deixei a TAP”.

A apresentadora esteve ao comando do “Curto Circuito”, da SIC Radical, entre 2003 e 2008, altura em que Rita foi convidada para integrar a equipa do programa da SIC generalista “Fama Show”. Para a ex-apresentadora, na SIC passou a haver “outro tipo de exigência”.

A nutricionista confessou ainda que nem sempre lidou bem com a fama. “Não estava preparada para tanta crítica de pessoas que não te conhecem, e tens de ter essa força mental”. Por isso, a comunicadora revelou: “Foi um grande alívio quando deixei de estar à frente das câmaras“.

Para finalizar, a nutricionista garantiu: “Enquanto me diverti a fazer televisão, adorei, mas houve uma altura em que falou mais alto a minha paixão pela saúde e tive de escolher, e este é o caminho que me faz feliz”.

Leia ainda: “Esvaziava-se o objetivo da ida ao programa”: Goucha revolta-se com convidadas

Texto: Luís Duarte Sousa; Fotos: Redes Sociais
PUB