Ricardo Salgado leva Pedro Passos Coelho a tribunal

Ricardo Salgado está a ser julgado no âmbito do processo BES/GES e arrolou Pedro Passos Coelho como testemunha. Ex-primeiro ministro já prestou depoimento.

06 Jul 2022 | 19:50
-A +A

Pedro Passos Coelho foi arrolado como uma das testemunhas de Ricardo Salgado no âmbito do processo BES/GES. O ex-primeiro ministro esteve no Campus da Justiça, em Lisboa, na passada quinta-feira, 30 de junho, onde foi ouvido, à porta fechada, durante mais de duas horas.

A notícia é avançada pela revista Nova Gente, que chegou às bancas nesta quarta-feira, 6 de julho, que relata vários pormenores sobre o que terá dito Pedro Passos Coelho. De acordo com esta publicação, o social-democrata contou ao juiz Ivo Rosa as conversas que manteve com Ricardo Salgado, quando o antigo líder do Grupo Espírito Santo lhe pediu ajuda para salvar o BES, afirmando que o ex-banqueiro estava desesperado. Em causa estava um pedido de empréstimo de dois mil milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos, para fazer face à tesouraria do banco, que acabou recusado por Passos.

A defesa de Ricardo Salgado insistiu sobre se a medida de resolução do banco se deveu a uma decisão política, porém Pedro Passos Coelho negou com veemência essa “hipótese”, justificando que a decisão tomada pelo Banco de Portugal apenas pretendia garantir a estabilidade do sistema financeiro.

Saiba mais na Nova Gente desta semana!
Texto: Neuza Gomes; Fotos: Impala

PUB