“Recuso despedir-me de ti”. José Mata de rastos com morte de Maria João Abreu

José Mata, que socorreu Maria João Abreu no dia em que a atriz se sentiu mal, está desolado com a perda da colega. “Que privilégio ser Amigo da Maior do Mundo”.

14 Mai 2021 | 16:00
-A +A

José Mata está destroçado com a partida prematura de Maria João Abreu. A atriz, de 57 anos, morreu esta quinta-feira, 13 de maio, após rutura de um aneurisma cerebral, tendo estado 13 dias internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A Sãozinha de A Serra sentiu-se mal durante as gravações da novela da SIC a 30 de abril. “Tinha ido ao camarim fazer uma muda de roupa, sentiu-se mal e deu um grito. Quem estava ao lado era o José Mata, que a socorreu”, contou João Carvalho. O jovem ator deixa-lhe agora umas palavras carregadas de emoção e diz que recusa despedir-se da colega e amiga com quem tanto aprendeu.

José Mata: “Sei que continuarás sempre entre nós”

“Actriz. Mãe. Avó. Amiga. Mulher. Curandeira do Mundo. Maria João , cuidadora de todos. Monstro de Palco. Rainha do Plateau. Cantora do Amor e de todas as cantigas bonitas deste Mundo. Riso inconfundível. Choro fácil. Emoção na pele e coração na boca. Poetisa das emoções. Dona do melhor abraço do mundo. Sem vergonha de Amar com intensidade. Personificação do Amor”, começa por escrever José Mata na sua página do Instagram.

“E tanto que me deste. Tanto que aprendi. Tanto. No Teatro e na Televisão. Na vida. Que privilégio, João. Que privilégio ser Amigo da Maior do Mundo. Agarro-te pela mão com a mesma força com que sempre me abraçaste.
E recuso-me a despedir-me de ti. Porque sei que continuarás SEMPRE entre nós”, continua.

“Cuidaremos do teus. Cuidarás de nós. Abraço carregado de AMOR a ti João, Miguel, Ricardo, Zé , Gonçalo e D. Cândida. AMO-TE PARA SEMPRE, MEU AMOR”, conclui José Mata.

Dânia Neto recorda momento em que Maria João Abreu se sentiu mal: “Saiu consciente do estúdio”

Dânia Neto, que também contracenava com Maria João Abreu na novela A Serra, recordou a Júlia Pinheiro o momento em que a atriz desmaiou no camarim.

“Estava em estúdio quando tudo aconteceu. Fiquei muito assustada, tive logo a perceção de que era uma coisa grave Não consegui controlar-me, mas tive sempre muita esperança. Como ela saiu consciente do estúdio pensei que tinha sido um ‘abre olhos’ para pararmos e refletirmos um bocadinho. Ela estava a fazer o luto do pai e estava a ser muito difícil”, afirmou Dânia durante uma emissão especial transmitida na tarde desta quinta-feira, 13 de maio, no canal de Paço de Arcos.

Todos os atores que integram o elenco de “A Serra” ficaram em choque com a notícia da morte de Maria João Abreu, razão pela qual as gravações da novela foram suspensas durante dois dias.

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Redes sociais
Veja também:
Está decidido: Personagem de Maria João Abreu em “A Serra” já tem desfecho definido
Maria João Abreu: As últimas horas, o que correu mal e a primeira imagem do marido

 

PUB