Realidade na Internet: Cada vez mais famosas assumem corpos tal e qual como são [Galeria]

SOfia Ribeiro e Carolina Deslandes são alguns dos exemplos que mostram orgulho no corpo que têm e inspiram milhares de jovens.

25 Jan 2023 | 8:10
-A +A

Carolina Deslandes, Sofia Ribeiro são algumas das figuras públicas que têm cada vez menos pudor em mostrar os seus corpos reais. Muito pelo contrário. Fogem do estereótipo de beleza imposto pela sociedade durante anos e assumem os corpos que têm, sem medos das críticas.

Em Portugal, são algumas das nossas famosas que fazem questão de normalizar os seus corpos e servir de inspiração a milhares de jovens, mas o mesmo acontece a nível internacional.

 

Carolina Deslandes: “Não é novidade nenhuma ler ‘gorda'”

 

O caso mais recente foi Carolina Deslandes. A artista viajou até Cabo Verde e, rodeada por toda aquela deslumbrante paisagem, publicou uma imagem em que surge em biquíni, revelando o seu corpo. Muitos foram os seguidores que elogiaram a cantora, contudo, outros não tardaram a criticar e ofender a jovem.

Contudo, Carolina Deslandes, que inspira milhares de jovens, não se deixou ficar e respondeu à altura: “Não foi um statement, não foi uma bandeira levantada – foi uma foto bonita. É muito estranho ler a quantidade de coisas que me chegaram e perceber o quanto é ofensivo uma mulher confiante. Para muita gente é obrigatório que eu não goste de mim assim”, começou por escrever, desabafando ainda o quanto este tipo de mensagens negativas já a magoaram no passado:

“Deixem-me dizer-vos com amor – não é novidade nenhuma ler “gorda” e todas as palavras que daí derivam. Nenhum de vocês me está a dar novidades sobre mim nem sobre o meu corpo. Que é meu. E que eu amo. Se já tive de me esconder, de deixar de ir à praia, de deixar de vestir isto ou aquilo porque sabia que ia ler coisas e ia ficar de rastos – agora não. Gosto de mim”.

Carolina foi ainda mais longe e afirmou: “A gorda veio de férias. A gorda não fez mal a ninguém. Deixem-na estar.” Após estas declarações, mensagens e comentários de apoio por parte de fãs e seguidores não tardaram a chegar. “Não percebo porque a beleza tem catálogo”, “Palavras bonitas como numa flor de mil pétalas” e “És linda Carolina! Isso sim!”

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carolina (@carolinadeslandes)

 

Sofia Ribeiro orgulhosa das suas novas curvas

 

Mas Carolina Deslandes não é a única. Também Sofia Ribeiro, Madalena AbecasisBlaya e Cristina Ferreira são outros exemplos de figuras públicas portuguesas que fazem questão de defender os seus corpos reais, em prol de corpos de catálogo ou de magreza extrema, que tanto têm passado mensagem erradas a jovens por todo o mundo.

Sofia Ribeiro, de 38 anos, tem sido também um exemplo para muitos. Depois da sua luta contra o cancro da mama, há cerca de oito anos, a atriz já revelou algumas dificuldades em voltar ao seu peso e corpo anteriore, contudo, Sofia Ribeiro garante sentir-se bem na sua pele. “Olhar para mim hoje, para o meu corpo e pensar o que ele já enfrentou… Estava na dúvida se partilhava esta fotografia ou não. Perdoem-me os mais ‘pudicos’. Resolvi partilhar com muito orgulho”, afirmou a atriz na legenda de uma publicação nas suas redes sociais. “Vejo-me saudável e bonita”, acrescentou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sofia Ribeiro (@sofiarribeiro)

 

Madalena Abecasis afirma: “Deixei de ter vergonha de um pneu, de uma banha, de celulite”

 

Também Madalena Abecasis, de 39 anos, tem abordado este tema ao longo dos anos – sempre com algum humor à mistura, como é seu característico – e a verdade é que a influencer soma cada vez mais seguidores.

A mãe de 4 filhos, Francisca, de 15 anos, José, de cinco, Júlia, de quatro, e João Diogo, de um, faz várias reflexões nas suas redes sociais onde tenta normalizar gordurinhas, celulite e flacidez. “Já há muito que deixei de ter vergonha de um pneu, de uma banha, de celulite. Acho que isso veio com a idade, a confiança vai-se alcançado com experiência de vida, com aprendizagem, com sabedoria. Com saber que somos válidos pelo que somos e não pelo que parecemos”, afirma Madalena Abecasis num dos seus posts.

 

 

Selena Gomez sofre com graves oscilações de peso devido à doença Lúpus

 

Também a nível internacional, deparamo-nos com diversas estrelas, com muito peso junto das novas gerações, que abordam este tema e o defendem. São elas Demi Lovato, Camila CabelloSelena Gomez, entre outras.

A cantora Selena Gomez, de 30 anos, é conhecida por fazer vários declarações polémicas e não se contém na altura de publicar fotografias do seu corpo real, ignorando os haters e as criticas constantes de que é alvo devido ao seu aspecto. Selena Gomez, que grande parte da sua vida tem sofrido com oscilações de peso devido às complicações da sua doença Lúpus (uma doença inflamatória crónica de origem auto-imune), decidiu passar a desvalorizar determinados comentários e a gostar de si exactamente como é.

“Honestamente, eu não ligo ao meu peso, porque as pessoas vão falar de qualquer forma. ‘Estás muito magra, muito gorda, mimimi’. Eu sou perfeita assim como sou”, afirmou recentemente num vídeo TikTok.  Já em 2017, ao receber um prémio nos American Music Awards, a cantora e atriz afirmava: “Eu não quero ver os vossos corpos no Instagram. Eu quero ver o que está dentro de cada um”.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Selena Gomez (@selenagomez)

Texto: Ana Rocio, Fotos: Redes Sociais
PUB