Primeiro Natal como avó: Xana Abreu está ansiosa pela quadra natalícia ao lado do neto

Depois de despedir de Xana Toc Toc e de vencer a luta contra um cancro de mama, Xana Abreu está de volta à ficção em “Sangue Oculto”, na pele de uma mulher muito extravagante.

14 Dez 2022 | 17:50
-A +A

É uma verdadeira artista e uma mulher de sete ofícios. Xana Abreu, mais conhecida como Xana Toc Toc, integra o elenco de “Sangue Oculto” na pele de Becky e mostra-se rendida a este personagem. “Estou a adorar, é um desafio enorme, estou super fora da minha zona de conforto, nesta novela sou uma pinderica que veio de Londres e tenho muitos segredos. É o oposto da minha personagem anterior. Em “Amor Amor” eu não queria dar nas vistas porque era rica e agora sou uma pobre armada em rica. É completamente diferente e é assim que eu gosto de trabalhar.”

A atriz, que até então era a rainha da pequenada, dá agora cartas na ficção e considera que foi uma passagem “super natural.” “Eu comecei muito nova e já fazia teatro e filmes franceses que nem cheguei a ver. Tive sempre ciente na minha cabeça que queria seguir belas artes mas a musica e o acting sempre viveram comigo paralelamente”, revela, adiantando que: “Estou sempre a mudar, por exemplo, há muita gente que não sabe que eu ilustro milhares de livros escolares. Pinto muito. Foi um hábito que eu criei desde nova e só assim é que eu consigo viver, para mim é super natural sair de uma coisa e ir para outra. O meu oxigénio só se completa com estas três vertentes artísticas: musica, artes plásticas e representação.”

A atriz abandonou recentemente o projeto musical que a tornou conhecida e o mesmo, agora designado de Nina Toc Toc, passou para a filha, também atriz, Marta Peneda. “A minha filha era a única pessoa em Portugal a quem eu deixaria o projeto. Estou a fazer um franchesing do projeto noutros países , nomeadamente no Brasil e em Espanha, e se tudo correr bem também na América Latina,” sublinha, reforçando que: “a Nina é muito divertida. Antes de aparecer a Xana Toc Toc a minha filha já tinha lançado dois álbuns infantis. Ela é super talentosa, adora as crianças e então agora que é mãe.”

O primeiro Natal enquanto avó

Xana Abreu não esconde o orgulho na filha e agora também no neto. “Nunca pensei amar tanto aquele ser. O amor que tenho pela minha filha é único. A minha filha é a minha melhor amiga, o meu porto seguro, a luz da minha vida… e o Luca agora é uma extensão de mim que passa pela minha filha e é aquele ser que estou completamente apaixonada.”

E este vai ser o primeiro natal no papel de avó. “Vai ser mágico o primeiro natal com o Luca, vamos querer juntar a família toda. É um natal sempre com muita animação.”

Com uma agenda ocupada, a atriz admite que apesar de ter deixado o projeto musical porque precisava de descansar depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro da mama ainda não conseguiu parar. “Não consigo. Eu só estou feliz a fazer aquilo que eu gosto, o meu marido as vezes diz-me para irmos passear e eu tenho que arranjar alguma coisa produtiva para fazer no meio desse passeio, nem que leve uma tela atrás para pintar ou um livro”, explica, partilhando: “ Quando e disse que queria descansar era a nível físico porque os concertos exigiam muito de mim.” Apesar de ter vencido a doença ficou com algumas mazelas. “O meu problema de saúde esta resolvido, estou ótima mas claro que fiz alguns tratamentos quando tive o cancro que me deixaram danos irreversíveis. Já não sou a super mulher que era, pelos menos fisicamente. Psicologicamente e a nível de trabalho continuo a ser e só me sinto feliz e realizada a criar. Estou a escrever livros, estou a ilustrar, estou a criar outros projetos que ainda não posso revelar… descansar é impossível. Sou uma workaholic mas saudável ”, conclui.

 

Texto: Neuza Silva (Neuza.silva@impala.pt); Fotos: Helena Morais e Reprodução Instagram
PUB