Presidente da República no hospital para fazer procedimento com riscos!

Marcelo Rebelo de Sousa já deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde vai ser submetido a um cateterismo. Deverá ficar internado durante 24 horas.

30 Out 2019 | 12:33
-A +A

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser submetido, esta quarta-feira, 30 de outubro, a uma intervenção cirúrgica. O chefe de Estado já se encontra no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde vai ser sujeito a um cateterismo. Deverá ficar naquela unidade de saúde durante 24 horas.

A concretização da operação já tinha sido revelada por Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista a Daniel Oliveira, para o programa da SIC Alta Definição. «Terei de fazer daqui a semanas um cateterismo», anunciou, na altura, tendo recordado que familiares diretos sofriam de problemas cardiovasculares e que, por isso, decidiu fazer exames de rotina. «O meu avô era cardíaco, o meu pai era cardíaco. Eu achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer», afirmou.

Baltasar Rebelo de Sousa, o pai do Presidente da República, morreu em 2002, com um ataque cardíaco fulminante. Marcelo Rebelo de Sousa recordou esse dramático episódio de 2018, quando visitou a Pastelaria Suíça, em Lisboa, local onde o pai morreu. «Genericamente estão bem mas restou uma duvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter de fazer daqui a umas semanas um cateterismo para ver, em relação a um determinado vaso sanguíneo, se acumulação de cálcio está num grau que é ou não excessivo e o que isso significa», explicou.

Um cateterismo cardíaco consiste na introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas. Ao Expresso, o clínico Carlos Arroz disse que se trata de «um procedimento simples», mas com riscos, que «dependem mais da doença de base» do que da operação, sobretudo se o doente tiver um histórico de enfarte.

 

Texto: Dúlio Silva com Raquel Costa | Fotografias: Impala e reprodução redes sociais
PUB