‘O Feiticeiro de Oz no Gelo’ chega aos portugueses através do digital

Entre no mundo mágico de “O Feiticeiro de Oz” através de uma apresentação no gelo totalmente virtual e criada especialmente para a época natalícia.

29 Dez 2020 | 16:10
-A +A

Entre no mundo mágico de “O Feiticeiro de Oz” através de uma apresentação no gelo totalmente virtual e criada especialmente para a época natalícia. Este espetáculo, protagonizado por nomes como Marta Andrino, Isaac Alfaiate, Vânia Blubird e Filipa Saavedra, veio homenagear os 80 anos da estreia em Portugal de um dos maiores clássicos do cinema e, ideal para ser assistido em família, conta também com atividades como jogos e workshops, chegando mesmo a criar um espaço privado destinado a empresas.

Mesmo passados tantos anos, se nunca ouviu falar do emblemático filme “O Feiticeiro de Oz” este é o momento ideal para o conhecer. Baseado no livro de Frank L. Baum, esta obra prima da sétima arte foi realizada em 1939 por Victor Fleming e lançada pela Metro-Goldwyn-Mayer, mas só chegou aos ecrãs portugueses em 1940. A história desenrola-se na terra mágica de Oz e explora o percurso de Dorothy Gale e o seu cão Toto na busca pelo caminho de volta à sua terra natal através do Feiticeiro de Oz, contando com o auxílio de personagens místicas como o Homem de Lata, o Leão Assustado e o Espantalho. Por também ser um musical, este filme chamou a atenção da crítica e chegou mesmo a vencer o Óscar de Melhor Canção do Ano pela música “Over the Rainbow”.

Reconhecido como um dos filmes mais marcantes de sempre, foi adaptado em Portugal para uma versão no gelo intitulada de “O Feiticeiro de Oz no Gelo – Espetáculo Digital”. Desenvolvida pela AM Live, até 10 de janeiro de 2021 vai poder imergir neste mundo mágico totalmente virtual através da plataforma “Magia no Gelo” do MAR Shopping Matosinhos.

Para além de poder assistir à interpretação do filme sem precisar de sair de casa, ao aceder ao portal vai ter a possibilidade de aprender sobre feitiços e participar em diversos jogos, assim como ter oportunidade de ingressar em pequenos cursos, divertir-se a cantar ou até relaxar no yoga. Por outro lado, a sua empresa também pode entrar neste universo encantado através de um espaço reservado, no qual pode fazer o upload de um vídeo para os seus funcionários.

Se pretende ingressar neste mundo tem três opções de entrada, que variam conforme os dias e dispositivos desejados. Os preços variam entre os 3,49€, 4,99€ e 6,49€, podendo em todas as possibilidades de acesso conectar três perfis diferentes.

O legado de uma das mais importantes obras do cinema

Apesar de “O Feiticeiro de Oz” ser respeitado com um dos filmes mais emblemáticos de sempre, só quando chegou à televisão é que esta obra conquistou as massas. Porém, já no cinema começou a chamar a atenção dos norte-americanos ao faturar mais de 2 milhões de dólares no decorrer do seu lançamento.

Ao longo dos tempos este filme tem vindo a marcar gerações e, hoje em dia, continua a ser conhecido entre todas as faixas etárias. Pela sua importância para o panorama cinematográfico global, chegou mesmo a ser incluído no Registo da Memória do Mundo, uma iniciativa criada pela UNESCO.

Servindo de inspiração para o universo cultural e do cinema, os próprios atores deste filme ganharam destaque e Judy Garland, atriz que interpretava Dorothy, recebeu um filme em sua homenagem que, intitulado de “Judy”, conta a vida da atriz pela interpretação de Renée Zellweger.  Também o mundo do entretenimento se rendeu a este filme e vários jogos foram criados, desde o “Escapar de Oz: Aventuras do Feiticeiro”, um quebra-cabeça disponível para smartphone, até adaptações para slots temáticas em plataformas como a VegasSlotsOnline.com, que chegam até 50 linhas de pagamento e apresentam rondas de bónus.

Pelo mundo fora a popularidade de “O Feiticeiro de Oz” sempre foi crescente e, nos Estados Unidos, foi criado o parque temático Land of Oz. Fundado em 1970 na Carolina do Norte, a administração do parque de diversões está nas mãos dos locais desde 1991.

Efetivamente, pela importância do filme para as diferentes vertentes do entretenimento, a sua reputação, mesmo 81 anos depois, permanece a aumentar. Prova disso são as atuais iniciativas que, promovendo esta história encantada, continuam a cativar mais público a conhecer esta história.

PUB