Em breve em “Festa é Festa”, Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) respiram de alívio com a detenção de El Cacto (Luís Gaspar) e têm dificuldade em esconder o entusiasmo que sentem, o que deixa Josefa (Rita Salema) intrigada. “O lugar dos criminosos é atrás das grades”, afirma Aida.
Baixinho, o marido diz-lhe: “É que estou aqui com um alívio, Aidinha… Eu hoje renasci. Prisão! Prisão com ele!” Eles ficam incrédulos quando Josefa revela: “Pelo que consta, foi a Nelinha que deu com o esconderijo do traficante e que ligou à polícia. Fez aquilo que muita polícia de tantos países não conseguiu fazer.”
Pouco depois, estão todos de olhos postos na televisão onde vão dando atualizações constantes da detenção de El Cacto. Nisto, Fernando (Manuel Marques) desembestado entra. Puxa Tomé a um canto e diz-lhe que têm de agir. Tomé quer celebrar a detenção de El Cacto, mas Fernando exige uma reunião. Tomé pergunta por Albino (Pedro Alves), mas Fernando diz que já lhe ligou e ele não atendeu. O emigrante insiste em reunirem para refletirem sobre a detenção e tomarem decisões. Fernando e Tomé acham que Albino está a ser burro por se responsabilizar pela captura de El Cacto e saem para a junta para o travar.
Josefa pergunta a Aida onde eles vão com tanta pressa, mas a cunhada também não sabe e manda-a calar para ouvir Albino. Elisabete (Ana Marta Contente) entra esbaforida e diz que precisa da ajuda da mãe. A jovem revela que Teixeira (Rui Melo) foi preso, por supostamente estar envolvido com El Cacto.
Josefa fica preocupada e quer ajudar, mas Aida só consegue pensar que a filha trabalhava para um bandido e afirma: “Criminosos desses já eu vi muito na vida! Eu cá sempre achei estranho… Um doutor que nem ar de doutor tinha. E eu tenho é de agradecer à divina providência por estares aqui sã e salva depois de teres trabalhado para um dos maiores criminosos do mundo, filhota! Grata, divina providência! Gratidão!” E agarra-se muito à filha, que exaspera com o exagero da mãe.
Leia ainda: Acusado de tráfico! Teixeira em maus lençóis em “Festa é Festa”