“Não tenho saco para vedetas”: Fátima Lopes como nunca a viu

Fátima Lopes esteve mais de uma década na TVI. A apresentadora diz que quer mudar a imagem que as pessoas têm de si.

16 Nov 2022 | 13:50
-A +A

Fátima Lopes esteve mais de uma década na TVI e, quando saiu, tinha a certeza que ia regressar à televisão. O convite de Daniel Oliveira surgiu no final de 2021 e a apresentadora diz que quer mudar a imagem que as pessoas têm de si.

Está a fazer um ano de SIC. Qual é o balanço?

É um balanço muito positivo. Neste quase um ano, embora em permanência no ecrã tenha sido só a partir de abril, eu só tenho feito projetos de que gosto. E isso é muito importante. São projetos com os quais me identifico, são os projetos que correspondem àquilo que eu pedi ao Daniel [Oliveira, diretor-geral de Entretenimento do grupo Impresa] para poder voltar à SIC.

O que é que pediu?

Eu disse “quero fazer programas que sejam positivos, que deem esperança às pessoas, que as deixem alegres, que lhes deem motivação”, e é só isso que eu tenho feito. E isso dá-me muito prazer. Quando trabalhamos a fazer aquilo que nos faz sentido, quase não sentimos que trabalhamos. E no meu caso, acho que é quase o cumprir de uma missão. Passei muitos anos a fazer um determinado percurso, que me permitiu crescer muito, mas eram programas muito pesados.

Ficou cansada desse tipo de programas que fez na TVI?

Desgastou-me imenso, como eu tenho a certeza que desgastará os meus colegas que estão a fazer a mesma coisa. Olho para o trabalho deles, eu sei quão duro é aquele trabalho, e também sei que chegará o dia em que eles vão precisar de mudar, porque é humano. Nós não podemos estar sempre num contexto muito pesado.

Leia a entrevista completa na edição da Nova Gente que está em banca.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Nuno Moreira

 

PUB