“Não sou nenhuma heroína”: Sara Matos revela como concilia vida pessoal e profissional

Sara Matos interpreta três gémeas na novela Sangue Oculto e começou agora um projeto de teatro à noite, mas confessa que consegue ter tempo para tudo porque tem ajuda em casa.

26 Fev 2023 | 15:50
-A +A

A um mês do final das gravações de Sangue Oculto Sara Matos faz um “balanço positivo” deste projeto e começou agora os ensaios para um peça de teatro, intitulada de O Filho, com estreia marcada para março. A atriz confessa que consegue ter tempo para tudo porque tem ajuda em casa e quem beneficia é o pequeno Manuel.

“Tem que ver com dedicação e trabalho. Neste momento estou a fazer quatro personagens diferentes”, conta, afiançando que consegue conciliar tudo: “Até ao dia de hoje, felizmente… Ainda hoje só entrei às 9h30, consegui ter a manhã com o meu filho, que é um bebé que acorda às 7h30, ontem consegui deitá-lo. Tenho conseguido gerir tudo. Durante a semana consigo estar com ele, porque nessa parte o João Lourenço tem-me facilitado muito a vida, quando acabou por surgir o convite, sabia que tinha o bebé de um ano, tenho os domingos todos com o meu bebé, tenho os sábados à noite… Portanto, no fim de semana, consigo estar com o Manuel. E na verdade estou a fazer aquilo de que gosto.”

Sara Matos acredita que este projeto surgiu na altura certa. “Não pestanejei quando me convidaram, porque a minha grande paixão é o teatro, foi onde comecei e queria muito ter trabalhado com o João Lourenço e não foi possível, portanto obviamente que agora disse logo que sim”, partilha, assumindo: “Não sou nenhuma heroína, nem a minha profissão é mais importante do que tudo. Não é. Mas a verdade é que como coincidiu com o final das gravações, como acaba daqui a um mês, são quatro semanas um bocadinho mais puxadas em termos de carga horária… Mas na verdade, eu quando vou para o teatro, o meu bebé já está a dormir. Chego a casa, deito-o, depois vou para o teatro a seguir. E pronto, tem dado para tudo.”

Apesar da agenda de trabalho cheia, Sara Matos considera que o filho lhe facilita a vida. “Tenho um bebé que dorme bem e isso faz toda a diferença. O Manuel é um bebé muito ativo durante o dia e que dorme bem durante a noite, logo aí é uma coisa que ajuda. Nunca será um peso um filho, mas se há alguma desvantagem poderá ser na parte em que nos retira algum tempo de sono, o que não acontece. Essa parte é uma coisa que funciona muito bem, felizmente. Depois tem muito que ver com organização, pensar bem, organizar-me. Tirando exteriores, trago sempre o meu almoço, o meu jantar”, conta.

A artista revelou ainda: “Antes era eu que fazia, mas agora tenho ajuda em casa. Ninguém aqui é heroína. Eu faço isso porque tenho ajuda em casa, porque tenho uma família que me ajuda com o meu bebé. Não vamos criar aqui a ideia de ‘ah, eu sou capaz de fazer tudo’, porque não é verdade. Somos capazes quando temos ajuda suficiente para conseguirmos fazer tudo. Não há aqui truques. Se faço o que faço é porque tenho ajuda. Obviamente que emocionalmente sou muito ligada ao meu filho e vou conseguindo equilibrar e sinto que se ele precisa de mim também tenho que pensar sobre isso. Essa ajuda também me proporciona ter mais tempo para ele, sem dúvida.”

As gravações da novela Sangue Oculto terminam em março e Sara Matos pretende dedicar-se ao teatro o resto do ano. “Estou pronta para abraçar novos projetos. Agora tenho a peça de teatro, vou estar em cena até junho/julho. E depois tenho um mês de férias e a seguir já tenho outra peça de teatro. O meu próximo ano vai ser só teatro. Também mereço. Estou muito feliz e não me podia sentir mais realizada”, afirma.

Leia ainda: Aposta ganha: Daniel Oliveira orgulho de “Sangue Oculto” e de trabalho de Sara Matos

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Reprodução Instagram
PUB