“Não sei se posso ter filhos”: Sara Norte descobre problema de saúde

Sara Norte sofre com problema de saúde e não sabe se pode ter filhos. Atriz fala sobre o assunto e revela todos os detalhes

29 Set 2021 | 15:25
-A +A

Sara Norte admitiu sofrer de endometriose, um problema que afeta muitas mulheres em Portugal e que acaba, muitas vezes, por ser confundida com dores menstruais. A revelação foi feita pela própria atriz no podcast de António Raminhos, “Somos todos malucos”.

Sem filtros nem constrangimentos, Sara Norte contou todos os detalhes. “Não sei se posso ter filhos porque descobriu-se que tenho endometriose. Estamos ainda a ver”, confessou.

Na mesma conversa, Sara falou ainda do sonho de casar com o namorado Vasco Vala, com quem mantém uma relação desde 2016. “Quero muito casar. Tenho esse sonho desde que conheci o Vasco. Já éramos para ter casado. Com a Covid-19 e outras coisas [não foi possível]. Para o ano, se Deus quiser, casamos”, referiu, para depois acrescentar que pretende fazer uma cerimónia simples e familiar.

“Tenho aprendido com a vida que não podemos fazer grandes planos. Vivo muito o presente”, referiu.

 

O que é a endometriose?

Endometriose é uma doença tão dolorosa quanto desconhecida. São muitas as mulheres que sofrem desta patologia e algumas delas nem sabem que são portadoras deste (grave) problema.

Segundo o site da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, esta é uma doença com tamanha expressão que é hoje reconhecida como uma doença social.

O seu impacto na sociedade é tremendo e é considerada como um grave problema de saúde pública. Isto reflete-se em horas de absentismo no trabalho ou subprodução, por dor incontrolável.

A vida social e sexual é, pelos mesmos motivos, afetada. E são múltiplos os casos de divórcio e separações pela constante perda de qualidade de vida destas mulheres, que leva a conflitos conjugais.

De recordar que Vanessa Martins revelou, em novembro de 2019, sofrer do mesmo problema.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

PUB