“Muito medo”: Repórter da RTP1 faz relato impressionante da guerra na Ucrânia

Foi a partir de Kiev que a jornalista falou sobre as condições de trabalho, como é que os ucranianos enfrentam as adversidades e o que sente quando se aproxima uma nova investida da Rússia.

24 Fev 2023 | 9:00
-A +A

Faz, dia 24 de fevereiro, um ano que começou a guerra na Ucrânia. Cândida Pinto é uma das mais conceituadas jornalistas de guerra portuguesas e é a partir da capital ucraniana, Kiev, que, em entrevista exclusiva à TV 7 Dias, nos fala sobre a sua experiência neste cenário de guerra e sobre como gere as emoções em ambientes de extremo risco.

Foi a 27 de janeiro que a repórter da RTP foi destacada para a Ucrânia, numa altura em que já se adivinhava o que aí vinha, embora muitas pessoas não quisessem acreditar que, em pleno século XXI, iriam assistir à invasão de um país europeu. Apesar dos alertas para o risco de invasão daquela nação, “na capital, as pessoas acreditavam que o conflito pudesse agudizar-se na zona leste, mas não acreditavam ou não queriam acreditar que pudesse atingir Kiev. Portanto, a cidade tinha uma vida perfeitamente normal até ao dia 23, embora com as pessoas preocupadas, e em 24 horas virou completamente do avesso, ou seja, num dia havia um trânsito normal, as ruas estavam normais, toda uma vida como qualquer outra capital de um país da Europa, e, no dia seguinte, havia explosões, havia mísseis, havia militares na rua, havia pessoas a correr em pânico com receio do que poderia acontecer”, relata Cândida que considera que esta foi ” uma experiência muito intensa” pois foi ver “uma cidade a ficar sem luz, a deixar de ter a vida vibrante que tinha para passar para uma situação sombria e de muito medo, com os checkpoints que se começaram a instalar na cidade, com os militares na rua, a ouvirmos as explosões constantes, os bombardeamentos, prédios a serem atingidos com mísseis. Um grau de violência muito elevado”.

Leia a entrevista completa na edição da TV 7 Dias que chega agora às bancas.
TV 7 Dias
TV 7 Dias

Textos: Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt); Fotos: DR

PUB