Melânia Gomes dá vida a uma mulher enganada: “Não perdoava uma traição destas”

Aos 36 anos, a atriz integra o elenco de “Amor Amor”, na SIC, onde dá vida a uma mulher traída pelo marido, papel interpretado por João Catarré, a quem não poupa elogios.

28 Fev 2021 | 9:40
-A +A

Melânia Gomes conta com um vasto currículo na ficção nacional e, atualmente, faz parte do elenco da novela Amor Amor, na SIC, que tem a música popular como tema principal. As gravações deste projeto já arrancaram há vários meses e a atriz revela: “Estão a correr muito bem. Graças também a todas as medidas de segurança da SP TV e à consciência e cuidado de todos. É muito bom fazer parte dum projeto como este, onde toda a gente dá o seu melhor, com um sorriso no rosto. Sente-se esse entusiasmo e felicidade e isso é muito bom.”

Na trama dá vida a Rute, uma mulher que desconhece que o marido tem uma vida dupla com outra mulher em Espanha. Para se preparar para esta personagem, a atriz conta: “Inspirei-me na vida real, na minha e das pessoas que me rodeiam ou rodearam. Nas pessoas que conheço ou que já conheci. Toda a gente já viveu, pelo menos uma vez na vida, uma desilusão, seja de que espécie for. O processo dos ensaios, com a “família”, também foi muito interessante. Descobrimos bem a dinâmica e o tipo de relações entre todos, juntamente com a direção de atores. Ela é bastante pragmática e lutadora.” Já a atriz define-se como uma “mulher guerreira, intensa e imensa.”

Melânia Gomes faz par romântico com João Catarré e não poupa elogios ao colega. “É uma delicia contracenar com o João. Ele é um excelente colega, um ótimo ator e muito boa pessoa. As nossas cenas são sempre fortes e cheias de emoção, somos dois vulcões quando estamos juntos. A casa vem abaixo, seja a rir ou a chorar. Emoção e verdade são sempre garantidas!”

No entanto, a personagem passa por uma grande traição, mas segundo a atriz: “A Rute vai lidar com isso melhor do que à partida se possa imaginar. Até a mim me surpreendeu. É de facto uma personagem muito nobre.” No entanto, na vida real, a atriz confessa “não perdoava uma traição destas.”
Feliz com o sucesso de Amor Amor, Melânia Gomes acredita que o sucesso do projeto se deve “`a nossa entrega e felicidade, mas também a vontade e necessidade que as pessoas têm de rir e sonhar! Estamos cá para isso.”

Esta novela marcou o seu regresso à SIC, depois de vários anos na ficção da TVI, tendo sido o seu último trabalho a novela A Herdeira, em 2017.Segundo a própria o que a fez mudar “foi o projeto e esta personagem, que tanta alegria me está a dar.”

Nunca pensei desistir”

Apesar da fase difícil que a cultura atravessa, garante que nunca pensou em seguir outro rumo profissional. “Felizmente não faço só novelas, por isso na verdade nunca parei de representar. Nunca pensei desistir.” Contudo, salienta que é preciso mudar muita coisa no mundo artístico. “Leis de apoio, real e concreto, a uma cultura diversa e abrangente. O nosso estatuto reconhecido. Um apoio às gerações mais velhas, que tanto deram e fizeram pela nossa cultura. E uma governação onde a cultura seja privilegiada, incentivada, desde cedo e ao longo de toda a vida.”

Tem sido um tempo difícil para todos, devido à pandemia, mas a atriz sublinha: “Felizmente tenho trabalho e isso ajuda muito. Tenho lidado bem com a pandemia, com os cuidados todos normais e necessários. O respeito e a consideração pelo próximo ajudam a ter a calma necessária em qualquer cenário. Sem aceitar o outro e sem empatia não vamos lá.”
Apaixonada pela profissão, gosta de fazer “personagens distantes” de si. “São sempre bons desafios”, mas o papel mais desafiante até hoje foi a sua personagem “alter ego Silvina Godinho”, num monólogo de comédia negra onde alguns aspetos da política e da vida social são fortemente vergastados e se inspirou numa tia sua.

A atriz estava em cena com a peça Ding Dong, mas a pandemia não permite para já o regresso ao palco. “Infelizmente não há data ainda. Estava em digressão com a peça Ding Dong, quando tivemos que parar e agora não sabemos quando será possível voltar .Fizemos uma carreira maravilhosa em Lisboa, esgotamos o Coliseu do Porto e ainda fizemos algumas cidades e ainda fomos ao Funchal, mas entretanto a pandemia chegou”, lamenta.

Fazer carreira internacional é um objetivo e “uma novela na Globo era um sonho”, admite, mas para já está dedicada a 100 por cento “à sua Rute” de Amor Amor.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Helena Morais e Instagram

 

Veja também:
Melânia Gomes tem novo desafio profissional em televisão
Febre, dores e choro! Melânia Gomes mostra-se a amamentar e faz relato dramático

 

PUB