Masterchef. Luís Portugal vai a tribunal por alheiras contaminadas

Luís Portugal, chefe Michelin e ex-concorrente do programa ‘Masterchef’, está acusado de corrupção de substâncias alimentares.

21 Set 2022 | 15:50
-A +A

Sete anos após quatro pessoas adoecerem com botulismo (doença grave causada por uma toxina produzida por uma bactéria), por alegadamente terem consumido alheiras numa feira e num restaurante de Luís Portugal, com estrelas Michelin, o caso começou finalmente a ser julgado na passada segunda-feira.

O chefe de cozinha Luís Portugal, juntamente com a empresa de que era gerente, estão acusados de quatro crimes de corrupção de substâncias alimentares e o pedido de indemnização ronda os 60 mil euros.

De acordo com o Ministério Público, Luís Portugal e a sua empresa desrespeitaram “diversas normas higienossanitárias, o que terá originado a propagação da bactéria”. Acrescenta ainda que era função do empresário “a responsabilidade pela aquisição e transporte de matérias-primas, fabricação, embalamento, transporte, acondicionamento e exposição para venda”.

Ao que tudo indica, o local de armazenamento dos enchidos em questão não estava devidamente licenciado e que o transporte dos produtos ocorria “sem observar as condições necessárias para inibir a multiplicação de micro-organismos”, o que terá provocado botulismo aos consumidores.

O ex-concorrente do ‘Masterchef’ queixou-se na altura de estar a ser vítima de “terrorismo pessoal e empresarial” por ser “uma figura pública que no mercado nacional era a referência da gastronomia de Trás-os-Montes”.

Texto: Luís Duarte Sousa; Fotos: redes sociais.
PUB