Maria João Abreu homenageada: Viúvo, filhos, netos e José Raposo presentes no tributo

Maria João Abreu foi homenageada pela Casa da Cultura da Junta de Freguesia do Areeiro, agora batizada com o nome da atriz. No tributo, estiveram presentes o viúvo, filhos, netos e José Raposo.

19 Set 2021 | 10:54
-A +A

Maria João Abreu foi homenageada, este sábado, dia 18 de setembro. A Casa da Cultura da Junta de Freguesia do Areeiro passou a ter o nome da atriz, que morreu há cerca de quatro meses.

João Soares, o viúvo de Maria João Abreu, partilhou duas fotografias nas redes sociais – que pode ver na nossa galeria. Numa delas, é possível ver a placa com o nome da atriz. Na outra, aparecem, entre outros, o ex-marido, José Raposo, os filhos, Ricardo e Miguel Raposo, e os netos da artista.

A publicação recebeu várias reações de figuras públicas, como Isabela Valadeiro, Oceana Basílio e Heitor Lourenço. Também muitos seguidores anónimos aplaudiram a iniciativa. “Linda homenagem”, “Muito merecido, sem dúvida” e “Bonita homenagem a essa grande atriz” são apenas algumas mensagens que podem ler-se na secção de comentários.

Maria João Abreu morreu, a 13 de maio, aos 57 anos, vítima das consequências do rebentamento de um aneurisma. A atriz sentiu-se mal durante as gravações da novela “A Serra”, cuja participação ainda pode ser vista pelos telespectadores da SIC nos episódios emitidos atualmente.

 

Viúvo acredita que Maria João Abreu está a “empurrar” a família

 

Há um mês, o viúvo de Maria João Abreu, João Soares, partilhou uma mensagem carregada de dor, mas também de esperança, e confessou que a família está, finalmente, a conseguir avançar. “Três meses… Três meses que nos deixaste… e três meses que cuidas de nós, desse lugar melhor onde estás agora. E nos fazes avançar. Porque só assim pode ser. E, porque te conheço tão bem, sei que é esse o teu desejo. Sei que é isso que estás a fazer. A empurrar-nos. A ensinar-nos. A apontar-nos o caminho e a fazer de tudo para que o sigamos”, começou por escrever o viúvo de Maria João Abreu, numa mensagem partilhada nas redes sociais.

João Soares prosseguiu: “E sim!… Estamos a avançar… a seguir viagem. Estamos a conseguir. Todos os teus, todos nós, estamos a conseguir. A conseguir superar as dificuldades e a encontrar alegria junto da saudade. Força junto da tristeza. Determinação junto do desânimo. Enfim, a encontrar razões dentro do vazio que nos deixaste, e que agora vai sendo preenchido com a vida que continua. E com a esperança e a vontade de sermos felizes. E com coisas boas a acontecer… Sim, há coisas boas a acontecer…”.

O músico, com quem Maria João Abreu se casou há nove anos, depois de quatro de namoro, terminou com palavras de esperança. “Sabemos que estás a olhar por nós e o que mais desejas é a nossa felicidade. E assim será. Seremos felizes. Continuamos todos juntos. Tal como tu o desejas. E nós também. E todos os dias me lembro: ‘Amem-se. Vivam o agora em pleno. E amanhã logo se vê’. Três meses. Com saudade. Com amor.”

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB