Goucha não deixou marido ir para a SIC: «É a única coisa de que me arrependo»

A hipótese de Rui Oliveira ir trabalhar para a SIC foi um dos assuntos abordados na conversa entre Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Os dois assumiram que passaram por um período de «silêncio».

21 Set 2020 | 16:00
-A +A

Foi uma conversa sem tabus. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha falaram publicamente sobre o período em que a apresentadora esteve na SIC e as implicações que a saída dela da TVI tiveram na vida do colega e amigo. A putativa ida do marido do apresentador, Rui Oliveira, para as manhãs da SIC não foi esquecida na emissão desta segunda-feira do programa Você na TV!.

Goucha reconheceu que «foi um bocadinho difícil» lidar com essa possibilidade «na altura em que soube»«Já falámos sobre isso e percebi que a história tem outros contornos», disse, sem se alongar sobre o assunto e com a Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI em silêncio.

A estas declarações seguiram-se outras, já com o característico humor do anfitrião das manhãs da estação de Queluz de Baixo. «Depois, há um dia em que penso: ‘Porra, porque é que não deixei o Rui [ir]. Porque assim alguém ganhava em audiências cá em casa’», afirmou, entre gargalhadas, acrescentando: «É a única coisa de que me arrependo.»

A hipótese de Rui Oliveira se juntar a Cristina Ferreira foi lançada no final de 2018, meses antes da estreia d’O Programa da Cristina. Questionado, na altura, sobre o assunto, o companheiro de Goucha não quis comentar. Na mesma altura, o apresentador confirmou o convite em direto na TVI: «Essa história tem três meses. É verdade, o Rui foi convidado.»

 

«Quis-se desvalorizar a tua saída da TVI»

 

Sobre as consecutivas vitórias que a malveirense conseguiu na SIC – e consequentes derrotas de Manuel Luís Goucha na TVI -, Cristina Ferreira vincou que «não queria competir» com o homem com quem formou uma dupla durante 14 anos consecutivos. «Eu queria provar que era capaz. Nunca te quis ganhar em momento algum», continuou.

Depois, a apresentadora confirmou o que há muito era falado: os dois amigos estiveram afastados, «em silêncio», durante um período, que «não durou muito tempo»«Só te dei espaço para assumires uma realidade. E eu própria assumir, porque eu achei que [a liderança] ia ser dividida. Não sei se alguma vez sonhaste que irias perder.»

Deixa ideal para Goucha falar: «Eu sabia que ia perder.» A seguir, explanou: «Durante quatro meses, muitas vezes ouvi dizer de pessoas que até já nem estão cá: ‘Nós vamos ganhar, nós vamos ganhar’. Acho que se quis desvalorizar a tua saída. Eu disse que íamos perder. Conheço a televisão que tu pensas. […] Preparei-me para isso.»

 

Goucha foi o primeiro a ligar a Cristina

 

Goucha preparou-se para a saída de Cristina mas nunca tinha equacionado o regresso desta apenas dois anos depois. «Eu achava que iria acabar estes dois anos de contrato e que possivelmente não me iria cruzar mais contigo profissionalmente», disse ele à amiga.

Mas não. A malveirense voltou à TVI, agora com funções diretivas e como acionista da Media Capital. E foi Goucha o primeiro a telefonar a Cristina com uma graça pronta: «Tu foste o primeiro. O comunicado saiu e tu nem dois segundos depois ligas-me e dizer: ‘Mas agora és minha patroa?’. Foste o primeiro a ligar-me e o Pedro Teixeira foi imediatamente a seguir.»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais
PUB