«Jamais o desprezei». Mãe de Diogo Carmona assume que cometeu erros e que está a sofrer

A mãe de Diogo Carmona, Patrícia Carmona, garante que «o que tem vindo a público» sobre a relação com o filho «não é verdade». Admite que errou e diz que vai manter o «sofrimento na privacidade».

30 Jan 2020 | 18:10
-A +A

Os pontos foram finalmente colocados nos is. A mãe de Diogo Carmona, Patrícia Carmona, quebrou o silêncio relativamente ao afastamento do filho numa mensagem publicada nas redes sociais em que diz que «está na hora de esclarecer que o que tem vindo a público não é verdade».

O desabafo surge na sequência de uma publicação do ator nas redes sociais, na qual agradece o apoio dos avós, do pai e do terapeuta que o está a acompanhar. Nesta publicação, Diogo – que se encontra a recuperar de um acidente que resultou na amputação de um pé – ignorou a mãe.

«Só quem está por perto sabe o que vai dentro do meu coração e sabe o quanto todos temos sofrido… E também são essas pessoas que sabem o quanto amo o Diogo, como sempre amei, ainda que como qualquer mãe que criou o seu filho sozinha, cometendo erros… Quem não os comete?!», diz agora Patrícia.

«Guardo para mim e para os meus o vazio da saudade, da dor de tudo quanto se tem passado, por respeito e proteção ao meu filho, porque esse é o papel de uma mãe… Proteger e respeitar, ainda que com muita mágoa de muitas injustiças e situações delicadas. Que nunca restem dúvidas que amo, sempre amei e amarei o Diogo e estarei sempre que ele ou a vida me permitam estar… Jamais abandonei ou desprezei o meu filho e jamais o farei… Aconteça o que acontecer!», termina.

Recorde-se que Diogo Carmona acusou, há um ano e meio, a mãe e a avó materna de lhe terem roubado centenas de milhares de euros. «Entrei numa fase depressiva. A minha mãe aproveitou o facto de eu estar um pouco em baixo para me internar numa ala de psiquiatria como doente. (…) Caso a pusesse em tribunal, ela ia alegar que eu era maluquinho e não tinha responsabilidade para gerir o dinheiro», declarou, em entrevista a Júlia Pinheiro, na SIC.

Patrícia Carmona defendeu-se, negando as acusações e apontando ao filho um distúrbio de personalidade: «O Diogo tem um distúrbio de personalidade». Já em entrevista a Manuel Luís Goucha, na TVI, falou da relação «desgastada» entre mãe e filho «por muitas circunstâncias». «Enquanto mãe, a minha preocupação é a saúde do meu filho. Preciso de o guardar, de o proteger», referiu.

 

Leia na íntegra a declaração de Patrícia Carmona:

 

«Infelizmente, não são mais uma vez situações fáceis que me trazem de regresso às redes sociais,mas impera esclarecer algumas calúnias dentro do que julgo importante para quem me conhece.

A minha vida pessoal foi tornada pública nos últimos tempos por várias razões íntimas e de foro familiar e nunca pelos melhores motivos.

Até hoje me remeti ao silêncio por achar isso mesmo,que a minha vida e da minha família só a nós diz respeito e é no seio da família que se resolvem ou esclarecem conflitos,sejam eles quais forem.

O facto do meu filho ser uma ‘figura pública’ não faz de mim o mesmo e como tal não tenho qualquer obrigação de falar, expor ou admitir que se faça de mim o que não sou.

Não me vou alongar em pormenores, por todos os motivos que referi e também porque há questões morais e legais que me levam a guardar para mim e para quem me merece respeito, os motivos do afastamento entre mim e o Diogo.

Mas está na hora de esclarecer que o que tem vindo a público não é verdade.

O sofrimento de toda a nossa vida, eu mantenho-o na privacidade e assim será enquanto tiver de ser.

Só quem está por perto sabe o que vai dentro do meu coração e sabe o quanto todos temos sofrido…

E também são essas pessoas que sabem o quanto amo o Diogo, como sempre amei, ainda que como qualquer mãe que criou o seu filho sozinha, cometendo erros… Quem não os comete?!

Guardo para mim e para os meus o vazio da saudade, da dor de tudo quanto se tem passado, por respeito e proteção ao meu filho, porque esse é o papel de uma mãe… Proteger e respeitar, ainda que com muita mágoa de muitas injustiças e situações delicadas.

Que nunca restem dúvidas que amo, sempre amei e amarei o Diogo e estarei sempre que ele ou a vida me permitam estar…

Jamais abandonei ou desprezei o meu filho e jamais o farei…

Aconteça o que acontecer!»

 

Imagens impressionantes

 

É no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão que decorre o processo de recuperação de Diogo Carmona. Depois de, em outubro do ano passado, ter sido colhido por um comboio na linha de Cascais, num acidente que lhe causou a amputação do pé esquerdo, o ator tem-se resguardado, mas abriu uma exceção esta terça-feira, dia 28 de janeiro, para partilhar com os seguidores imagens que revelam a sua fisionomia.

Nelas, o jovem de 22 anos surge de calções, mostrando sem qualquer tipo de pudor como é o seu novo corpo depois do grave acidente de que foi vítima. Captadas durante um exercício em que testa o seu equilíbrio, Diogo Carmona tenta saltar para cima de um banco. Mas o resultado não é o que pretende.

«Desequilibrei-me no final», desabafou ele numa mensagem escrita no vídeo.

 

Veja as imagens!

 

 

A partilha, de foro íntimo, mereceu rasgados elogios por parte de quem o segue na rede social Instagram. «És incansável», elogia uma seguidora, enquanto outro o apelida de «guerreiro».

Já no início do presente mês, mas resguardando mais a sua nova imagem, Diogo Carmona tinha-se deixado filmar num momento em que surgia numa prancha de skateboarding. Mesmo de muletas, o ator voltou a sentir por momentos a paixão que desenvolvera por aquela modalidade nos últimos anos.

 

Recorde essas imagens!

 

 

O adeus a um ano marcante

 

A poucas horas de 2019 encerrar, Diogo Carmona partilhou, também nas redes sociais, uma fotografia em que surge acompanhado, à beira-mar, aproveitando a ocasião para fazer um balanço dos últimos 12 meses. Um deles ficou marcado, então, por uma tragédia.

No texto escrito a 31 de dezembro, o ator nunca se referiu concretamente ao episódio que lhe causou a amputação do pé esquerdo, mas admitiu que 2019 foi «marcado por alguns capítulos mais infelizes» e por «outros mais marcantes»«Com tempo aprendemos que as pessoas vão e vêm, que a ignorância se transforma em sabedoria, descobrimos os luxos e os bens essenciais da vida», salientou.

O jovem ator, que se tornou popular junto do público português no momento em que, com apenas oito anos, participou na série Floribella, da SIC, abordou ainda a ligação à família, um vetor da sua vida que o fez voltar às páginas das revistas, quando acusou a mãe do furto de «centenas de milhares de euros» e avós de violência.

Sublinhando que em 2019 aprendeu que «a família é o pilar», Diogo Carmona não esconde que foi «difícil» quando aprendeu igualmente que não pode «confiar nela». «Aprendi […] que a imensidão da sabedoria no final de contas é irrelevante», acrescentou o ator, terminando com um pedido: «Façam do vosso dia o melhor que puderem, porque nunca sabemos quando é que o mundo vai terminar.»

 

Apanhado pela TV 7 Dias

 

Dois meses depois do acidente que lhe amputou um pé, Diogo Carmona foi fotografado em exclusivo pela TV 7 Dias na companhia de um amigo, a caminho de uma sessão de fisioterapia.

A recuperação, segundo contou o amigo à nossa revista, «está a correr bem»«O Diogo está a recuperar, tanto física como psicologicamente, depois de tudo aquilo que se passou e isso é o mais notável», frisou.

 

Veja essas imagens na galeria!

 

Texto: Ana Filipe Silveira e Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais
PUB