«Era a escrava»! Mãe de agricultora cheia de dívidas após marido deixar a conta a zeros

Teresa Faísca, mãe de Catarina Manique, revelou a Cristina Ferreira o sofrimento que viveu durante 22 anos, no casamento com o pai da agricultora, e falou das dívidas que daí surgiram.

03 Jun 2020 | 14:50
-A +A

Teresa Faísca, mãe da agricultora Catarina Manique, esteve esta quarta-feira, 3 de junho, à conversa com Cristina Ferreira n’O Programa de Cristina, na SIC, e falou sobre o casamento de sofrimento de mais de duas décadas e das dívidas contraídas pelo ex-marido, que ainda hoje a assombram.

A mãe da agricultora de Quem Quer Namorar com o Agricultor? separou-se quando tinha 42 anos, depois de 22 de casamento, que se basearam em muita falta de amor e escravidão, como a própria explica.

«Ele era uma pessoa que não me ligava nenhuma. Eu era a escrava onde ele limpava todos os dias os pés. Eu trabalhava que nem uma negra e ele passeava», explica Teresa.

A vida da família de Catarina mudou quando esta foi diagnosticada com uma leucemia, aos 12 anos, e esta e a mãe tiveram que se mudar para a capital, para fazer os tratamentos no IPO de Lisboa. Foi aí que Teresa começou a encarar a realidade que vivia na quinta no Fundão de uma forma diferente e começou a pensar em divorciar-se.

 

«Não tinha um tostão»

Foi a conversa com as mães de outros doentes com leucemia que lhe abriram os olhos para a vida desgostosa que vivia. «Abri os meus olhos porque eu andava com eles fechados. Aquilo era um meio pequenino e “ai daquelas que se divorciassem”», refere.

«Quando cheguei a minha casa, eu que deixei um certo dinheiro no banco e estava todo destruído e não tinha nada. Eu tinha a minha conta descoberta em 20 euros. Eu quis arranjar lá um quarto para a minha filha e uma salinha de estar, se não não me davam autorização que eu a levasse para casa, que eu ainda tive de ter a minha Catarina na casa da madrinha, que é a minha irmã, para eu arranjar. Cheguei lá e não tinha um tostão. E eu disse: o que é que eu ando aqui a fazer?», conta.

Foi depois deste grave episódio que Teresa decidiu colocar um ponto final no casamento de mais de duas décadas.
«Quando eu me levantava era quando ele ia para a cama. E naquele dia eram duas da manhã e ele não ia para a cama e eu fui chamá-lo “então mas que vida é a nossa?” e ele vai, bateu com os pés no chão, e foi como quem disse: “vai-te embora que me estás a estorvar”. Eu fui para a cama e toda a noite chorei e disse para mim “deixa lá que é hoje”. Levantei-me eram cinco da manhã para ordenhar as minhas vacas. Ele eram 8 da manhã quando apareceu ao pé de mim, e eu disse-lhe: “Olha, a partir de hoje governas-te porque eu não estou mais para governar ninguém. Vais à tua vida que eu fico com as dívidas que tenho e com as duas filhas, uma doente e a outra com saúde.” E ele não queria sair e eu obriguei-o a sair de casa», revela.

Mesmo depois da separação, o pai de Catarina Manique continuou a ser desligado da família e, tal como Teresa conta, nunca ajudou em nada, nem nos «medicamentos que eram caros» e que Catarina precisava para recuperar do problema de saúde que atravessava. «Nunca me deu um centavo para as filhas e ainda vem dizer que eu lhe devo 13 900 euros», diz.

Tomada a decisão de se separar, a mãe da agricultora diz ter-se sentido «muito aliviada». Na verdade, Teresa acabou por reencontrar o amor ao lado de um vizinho, que é hoje o seu companheiro. «É mais velho que eu. Compreende-me muito bem», afirma.

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR e Reprodução Instagram

 

Leia ainda:
Agricultora sexy! Veja as fotos sensuais de Catarina Manique
Catarina de Agricultores encontra amor ao lado de agricultor da primeira edição!

 

 

ATENÇÃO!

Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB