Luís Borges explica como protege os filhos do bullying: «tenho de prepará-los»

Um mês após a morte do ex-marido, Eduardo Beauté, o manequim e stylist Luís Borges explica que readaptou a sua vida profissional para poder passar mais tempo com os três filhos.

26 Out 2019 | 19:30
-A +A

A grande prioridade de Luís Borges são os três filhos, Bernardo, de nove anos, Lurdes, de sete, e Eduardo, de quatro. Com a morte de Eduardo Beauté, há um mês e meio, os três filhos ficaram aos cuidados do manequim.

À margem do terceiro dia Portugal Fashion, Luís Borges confesso estar a mudar o foco da sua carreira para poder dedicar-se mais às três crianças, adotadas durante o casamento com o cabeleireiro.

«Continuo a fazer moda, mas decidi com o meu agente fazer apenas trabalhos pontuais e que fizessem sentido na minha vida. Sou manequim há 10 anos e é muito tempo a viajar. Quero passar mais tempo com os meus filhos e, por isso, mais tempo em Portugal», explicou o manequim, que marcou presença no evento, desta vez como repórter.

Os filhos ficaram em Lisboa, mas a ausência do pai será curta. Luís Borges regressa ainda este sábado à capital. O modelo afirmou não ser «assim tão difícil conciliar a vida profissional com três filhos».
«Eu cresci numa casa com quatro irmãos e os meus pais sempre conseguiram gerir tudo muito bem. Inclusive iam para a nossa casa as filhas dos amigos. Acho que é tudo uma questão de gostar. Nada é impossível. Sempre gostei muito de crianças e quando se gosta muito tudo se resolve», referiu.

Pai muito protetor com medo do bullying

Sobre os filhos, Luís Borges explicou serem crianças todas «muito diferentes» e desafiantes.  «São todos diferentes. O que dá mais trabalho é o Bernardo que, por ter Trissomia 21, tem de ter cuidados e uma atenção especial, mas o mais torcido é o Edu. É o mais bebé, e o que está mais mimado. Vai fazer cinco anos e está naquela fase em que acha que pode fazer tudo à maneira dele, mas comigo não em essa sorte (risos)», explica.

«Protejo os três da mesma maneira porque tenho um filho com trissomia 21 e dois que são negros. Podem sofrer bullying na escola. Tenho de os proteger de igual forma e prepará-los. Por exemplo, trato o Edu e a Lu por ‘pretos’ porque um dia que os chamem assim na escola vão achar natural. Tento que eles se preparem para o mundo real que é cruel e em que as crianças são más. Tudo tem a ver com a educação de base. Os meus filhos são muito bem educados e eles sabem que se não forem o papá põe de castigo», explicou.

Adoção foi sonho de infância concretizado

Luís Borges também foi adotado e sempre quis adotar crianças um dia. Quando casou com Eduardo Beauté esta decisão surgiu de forma natural. «Eu sou adotado e sempre quis ter filhos. Quando me casei com o Eduardo decidi que era a hora certa. Eram três crianças que não tinham amor e que precisavam de o ter e de ter condições. Acho que eu todas as pessoas, se tivessem possibilidade, deviam adotar uma criança. E não deviam dizer-me que é uma ‘atitude brava’, é uma atitude normal. Devem ver isto como algo normal. Há pessoas que, se calhar, têm mais condições que eu e não o fazem», disse.

Ainda de luto pela morte do ex-marido, Luís Borges encontra nos filhos a sua força. «Chegar a casa e tê-los a contar o seu dia é tão gratificante. Por mais cansado que esteja ou por mais triste que esteja eles dão-me alegria e ânimo. Quando chego a casa é aquele abraço e carinho de que nós todos precisamos. São a minha alegria. É claro que dão trabalho porque estão a crescer. Faz parte. Eu só quero que sejam felizes, educados e bons para  os irmãos. A Lu é super protetora com  os irmãos. É uma coisa que eu não sei explicar. Principalmente com o Bernardo. E o Edu vai atrás. Faz tudo o que a irmã faz. Os meus filhos estão bem e cheios de amor e isso é o mais importante», afirmou.

Novo projeto em breve

Luís Borges adiantou estar na reta final para apresentar o seu novo projeto.  «Dia 7 de novembro vou apresentar o meu novo projeto, mas ainda não posso revelar o que é. É o meu projeto mais ambicioso, tem a ver com moda, que durou um ano para ser concluído. Quem vai dar o mote e apresentar são as minha amigas. Ana Sofia, Rita Pereira, Kelly, Isilda, Raquel Strada e Maria Miguel. É o meu grande projeto de futuro», concluiu.

Texto: Cynthia Valente; Fotos: João Manuel Ribeiro e redes sociais

 

Veja mais:
Luís Borges assinala um mês sobre a morte de Eduardo Beauté!
Reveladas imagens inéditas de Eduardo Beauté! Veja aqui
PUB