Júlio César revela detalhes sobre luta contra cancro: “Não tenho nenhum medo de morrer”

Júlio César foi diagnosticado com um cancro num pulmão em 2016, mas só o revelou publicamente ao fim de três anos. Falar da doença “é uma forma de chamar a atenção”, defendeu o ator.

16 Out 2021 | 20:12
-A +A

Júlio César, um dos atores mais reconhecidos em Portugal, foi o convidado de Manuel Luís Goucha na emissão deste sábado, dia 16 de outubro, do programa da TVI “Conta-me”. O artista, de 74 anos, abriu o coração e falou sobre a luta contra o cancro, o problema de saúde do filho, Vítor Hugo, e ainda a sua personagem na novela “Festa é Festa”, transmitida pelo mesmo canal.

Júlio César lutou, em segredo, contra um cancro num pulmão. Tudo começou em 2016, mas só ao fim de três anos é que o ator decidiu falar sobre essa fase delicada, numa entrevista concedida a Júlia Pinheiro, na SIC, em dezembro de 2019. “Eu não venci nada. Quem venceu foram os médicos, foi a ciência e foi quem me tratou”, disse, agora, a Manuel Luís Goucha. Atualmente, Júlio César encontra-se livre de perigo e faz vigilância de quatro em quatro meses.

O ator explicou o motivo pelo qual não o revelou antes. “Não há necessidade de andar a dizer às pessoas. Acho que é uma forma de chamar a atenção…”, disse. “Não tenho nenhum medo de morrer”, frisou ainda.

“A maior dor foi ver um filho de 54 anos numa fase muito complicada?”, perguntou Manuel Luís Goucha. Recorde-se que o filho, Vítor Hugo, foi submetido a uma cirurgia a um aneurisma da aorta torácica em janeiro do ano passado e acabou por lutar contra uma infeção resultante de uma bactéria adquirida em ambiente hospitalar.

Perante a questão do apresentador, o ator respondeu: “Foi. As famílias pequenas têm isto. Se há um que adoece, tem de lá estar o outro, porque não há mais ninguém para ir. E a minha família é muito pequena, tenho um irmão, um filho…”, disse. “O teu filho está bem?”, questionou o apresentador. “Está, felizmente. Vai ter de fazer uma intervençãozita lá para janeiro”, frisou.

 

Júlio César aceitou logo convite para “Festa é Festa”

 

Júlio César dá vida a Abel na novela “Festa é Festa” e garante ter aceitado de imediato o convite quando soube o nome da sua personagem, pois era também o nome do seu pai.

O ator já estava afastado do pequeno ecrã há cerca de quatro anos. A primeira nega que deu aconteceu em 2018, quando foi convidado para fazer parte do elenco de “Alma e Coração”, da SIC, e se viu obrigado a recusar por se sentir “fraco”. Já em 2019, afastou-se da novela da SIC “Amor Amor”, devido ao problema de saúde do filho.

“Estive quatro anos a fazer muito pouco, a fazer pontualmente uma participação em ‘Conta-me Como Foi’, para a RTP1, uma outra novela da SIC… E não ia à TVI há dez anos, desde ‘Mar de Paixão'”, disse.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Divulgação TVI

PUB