João Jesus dá a cara e o corpo por produção para maiores de 18

Na pele de Afonso Maria, em Terra Brava, da SIC, o jovem ator pode ser ainda visto em cena com Shopping and Fucking. À TV 7 Dias, João Jesus fala sobre este espetáculo que promete dar que falar.

17 Nov 2019 | 9:45
-A +A

Já estreou no Teatro Parque de Palmela em Cascais, Shopping and Fucking. Com encenação de Gonçalo Carvalho esta trama sobre a condição humana e os seus vícios, pode ser vista até 30 de novembro. João Jesus, Rita Tristão, Joaquim Horta, Romão Vala e Vicente Wallenstein compõem o elenco.

De que se trata este espetáculo?
João Jesus – É uma peça que segue uma linha contemporânea e faz um levantamento da nossa condição de civilização e sociedade, ou seja o sistema capitalista e consumista. Fala dos vícios humanos e das dependências emocionais.

É, portanto, uma peça intensa?
É muito complexa e é muito difícil de descrever.

Quais são as características da sua personagem?
A minha personagem chama-se Robbie e é comprada. Nós estamos num shopping e há alguém que nos compra e nos deixa a viver todos juntos numa casa. A partir deste momento só sobreviemos. Lá em casa só sabemos comer e ver televisão e depois chega a uma altura em que tentamos sobreviver de alguma maneira.

Há uma relação de dependência com a pessoa que vos “compra”?
Sim, quem nos compra vai-se embora da casa onde vivemos e deixa-nos sozinhos. A minha personagem passa por tudo, é abandonado, não é educado, não lê livros, não tem sentido de sociedade, não tem regras e o intuito passa por ver como é que ele evolui sem regras.

Vai aprender a viver?
Sim, mas ele acaba por cometer algumas loucuras. Por exemplo há uma cena em que a rapariga que vive com a minha personagem vai a um casting de televisão e lá dão-lhe trezentos ecstasy para vender. A minha personagem fica com esse papel, mas acaba por dar tudo, porque diz que já chega de sofrimento e deste sistema de trocas e de vendas. Ele quer apenas ser feliz e curtir. Ele acaba por se revoltar um pouco.

Texto: Mafalda Dantas e Telma Santos; Fotos: Arquivo Impala

 

Leia ainda:
Ator da SIC RECORDA passado marcado pelo CONSUMO DE DROGA

PUB