Isto é a CNN Portugal: Novo canal da dona da TVI já está no ar. Veja as primeiras imagens

A CNN Portugal já arrancou as suas emissões. Judite Sousa foi o primeiro rosto do novo canal da dona da TVI e Júlio Magalhães a cara do primeiro furo jornalístico: uma entrevista a João Rendeiro.

22 Nov 2021 | 21:04
-A +A

A CNN Portugal está no ar. O relógio marcava as 20h56 desta segunda-feira, dia 22 de novembro, quando o novo canal do grupo Media Capital arrancou as suas emissões. Judite Sousa, de regresso à televisão ao fim de dois anos, foi o primeiro rosto da estação que promete notícias 24 horas por dia.

“Em meu nome e em nome dos profissionais da Media Capital, damos-lhe as boas-vindas à CNN Portugal, liderada pelo jornalista Nuno Santos”, disse a pivô do “Jornal da CNN”.

Se Judite Sousa foi o primeiro rosto da CNN Portugal, Júlio Magalhães foi a cara do primeiro furo jornalístico da estação. O jornalista conduziu uma entrevista a João Rendeiro, ex-banqueiro condenado pela Justiça e em fuga desde setembro. Mantém-se em parte incerta e, segundo o canal, foi o próprio a escolher o sistema informático a partir do qual a entrevista à distância foi feita, impedindo os demais, nomeadamente o próprio canal, de descobrir em que lugar do Mundo se encontra. Os rastos de localização ficaram, assim, protegidos. “Sou um poderoso fraco”, disse Rendeiro.

Com a CNN Portugal no ar, chegou ao fim o trajeto da TVI24. Este último foi o terceiro canal noticioso a ser lançado no nosso país, depois da SIC Notícias e a RTP3 (na altura, NTV), ambas em 2001. A TVI24 arrancou as suas emissões em 26 de fevereiro de 2009. Fecha o pano, assim, ao fim de quase 13 anos.

A criação da CNN Portugal resulta de uma parceira entre o grupo Media Capital, que detém a TVI, Plural Entertainment, Rádio Comercial e Cidade FM, entre outros meios, e a CNN International Commercial (CNNIC). O canal é liderado por Nuno Santos e tem Frederico Roque de Pinho e Pedro Santos Guerreiro como diretores executivos. O primeiro fica responsável pela operação do canal de televisão e o segundo pelo meio digital.

O lançamento do novo canal informativo da dona da TVI está a ser testemunhado, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, por centenas de figuras dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa. Entre eles, estão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Percorra a galeria e veja as imagens da festa que decorre no Mosteiro dos Jerónimos.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Divulgação e reprodução CNN Portugal

PUB