INÉDITO: 150 meses depois, SIC ROUBA LIDERANÇA À TVI… por UMA DÉCIMA!

Chegou ao fim, após 14 anos, o reino da TVI na liderança das audiências. A SIC, que fechou o mês de fevereiro com 18,6% de share, tornou-se no canal mais visto pelos portugueses.

01 Mar 2019 | 11:58
-A +A

Há um novo canal líder em Portugal. No primeiro lugar há 150 meses consecutivos, a TVI perdeu em fevereiro a posição cimeira para a SIC, provocando, assim, uma mudança no paradigma da televisão nacional.

 

Veja também: O Programa da Cristina DERRUBA Somos Portugal do trono!

 

A agora estação de Paço de Arcos fechou o mês com uma quota de mercado de 18,6% (exatamente a mesma obtida em janeiro). A TVI, capitaneada por Bruno Santos, ficou atrás, com 18,5% de share (menos 0,5 pontos percentuais do que no mês anterior). A RTP1 manteve o share de janeiro: 12,1%.

 

Último dia de fevereiro ganho pela TVI

 

No último dia de fevereiro, coube à TVI o primeiro lugar na tabela dos canais mais vistos. Esta quinta-feira, dia 28, a estação detida pela Media Capital conquistou 21% de share. Seguiu-se a SIC, com 20,2% de share, a RTP1, com 12,4%, e a RTP2, com 1,5%.

 

Daniel Oliveira conquista liderança em menos de um ano

 

Para os resultados de fevereiro da SIC contribuíram as audiências obtidas por Cristina Ferreira, que trocou a TVI pela SIC ao fim de 16 anos de ligação ao canal de Queluz de Baixo, 14 dos quais à frente do Você na TV!. Agora, a apresentadora da Malveira luta diretamente contra Manuel Luís Goucha com O Programa da Cristina, líder desde a primeira emissão.

Aliás, o talk show matinal da SIC, que se estreou no passado dia 7 de janeiro, já tinha contribuído para que a SIC regressasse, nesse mês, à liderança nos dias úteis, 14 anos depois de ter perdido esse título para a principal concorrente. Agora, é líder na totalidade.

 

Veja também: Goucha COMPARA Maria Cerqueira Gomes a Cristina Ferreira: «Esta é muito nhã nhã nhã»

 

Uma mudança no panorama televisivo que coincide com o primeiro ano de Daniel Oliveira como diretor-geral de Entretenimento do grupo Impresa, que detém a SIC. O apresentador de Alta Definição assumiu a chefia desta área programativa em junho do ano passado, sucedendo a Luís Marques e Gabriela Sobral.

Logo nos primeiros meses de mandato, Daniel fez várias alterações à grelha do canal. As mais sonantes foram as mudanças no day time, com a surpreendente contratação de Cristina Ferreira para as manhãs e a mudança de Júlia Pinheiro, também para um formato em nome próprio, para o horário vespertino.

 

Veja também: Maria Vieira ZANGA-SE EM DIRECTO e JÚLIA reage!

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: arquivo Impala e reprodução redes sociais
PUB