GIL enfrenta a família em “Para Sempre”: “Não quero ser pai”

Em “Para Sempre”, em choque por o filho ter engravidado Mafalda, Anabela chama Tozé a casa para ajudá-la a convencer Gil a assumir o bebé.

22 Mai 2023 | 8:10
-A +A

Em “Para Sempre“, em casa, Anabela (Susana Mendes) recebe Tozé (Paulo Pires) que se mostra incomodado por estar ali e afirma: “Eu não queria voltar a este ponto, mas, como te disse, encontros entre nós, só na presença de terceiros.” O filho deles chega e ela diz-lhe: “Olha, está aqui o terceiro. O Gil vai ser pai.” O rapaz frisa: “Não quero ser pai!”

Tozé continua em choque. “Eu e a Mafalda não podemos ter um filho. Quem é que vai tratar dele? Eu não estou preparado para ser pai, a Mafalda então…”, alega Gil (Gustavo Alves). Furiosa, a mãe diz-lhe: “Mas o que é isto?! Abortar?! Só de pensar nisso, até me dá a volta ao estômago!” O jovem frisa que abortar já não é crime, mas o pai responde: “Até pode não ser crime, filho, mas estamos a falar de um bebé.” O filho interrompe-o e frisa: “Feto, ok? Ainda não é um bebé. Nós somos bué novos, eu tenho Erasmus para o ano e…” Tozé não o deixa continuar e afirma: “Mas qual Erasmus?! Homem que é homem não foge às responsabilidades. Tens de assumir esta criança.”

Ainda em “Para Sempre”

Anabela intervém e garante: “Ah, e vai assumir!” No entanto, o filho diz-lhes: “Eu não tenho de pensar da mesma maneira do que vocês. O meu sonho não é casar, ter filhos e comprar uma casa com piscina! Eu nunca quis ser pai. E não olhem para mim assim porque não foi a minha geração que deu cabo do planeta, ok? Daqui a cinquenta anos, a espécie humana vai acabar.” Indignada, a mãe questiona-o: “São este disparates que a internet te anda a ensinar?! Tu queres ficar de castigo, sem computador, até ao Natal?! Eu sei que vocês são novos. Eu também era nova quando engravidei e sei o que é estar na posição da Mafalda…”

Porém, o filho enfrenta-a e reforça: “Não, tu nunca estiveste na posição da Mafalda. Tu engravidaste de um gajo e fingiste que era de outro, só para ele se casar contigo e… eu já tenho idade para decidir a minha vida!” E sai, batendo com a porta.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI
PUB