Fome, violência e maus tratos: os segredos que Cláudio Ramos deixou no Alentejo

Até chegar ao prime-time da televisão portuguesa como apresentador, Cláudio Ramos teve de ir à luta. Estes são os segredos que deixou em Elvas, no Alentejo.

26 Abr 2020 | 21:00
-A +A

Depois de um passado de desejo pela fama, fome, violência e maus tratos, Cláudio Ramos chega hoje ao patamar máximo da televisão: o prime-time. Ainda que com outros moldes, foi este reality que o catapultou para uma fama, que desde sempre procurou. Para trás, fica uma vida difícil em Elvas.

Cláudio Ramos assume que nunca foi aluno brilhante, algo que a sua professora primária, Conceição Saldanha, confirmou à TV 7 Dias, explicando o motivo. «Era muito difícil ele ser melhor, porque fazia muita coisa em casa».

Numa reportagem realizada quando o hoje apresentador de sucesso ainda estava longe do patamar principal da apresentação, a sua professora conta ainda que «ele e os dois irmãos chegavam à escola todos molhadinhos. Parece que o estou a ver, com o cabelo ainda a pingar», refere.

Conceição disse também na altura que lhe dava a «ideia de que ele é que cuidava dos irmãos. Julgo que ele é que fazia tudo, porque se comentava que a mãe ainda dormia a essa hora.»

Fazia a comida para todos

Segundo Lurdes, uma auxiliar da escola que Cláudio Ramos frequentou, «na altura pior da família, devia o Cláudio ter 11 anos, ela ajudava os irmãos. A mãe ia trabalhar e era o Cláudio que tinha comida feita para todos. Ele é que era o homem da casa. A mãe sempre os habituou assim.»

Em 2009, em entrevista a Fátima Lopes, no seu blogue fatima.tv – a primeira apresentadora em Portugal a ter um blogue com o seu nome – o apresentador falava da sua infância infeliz.

À agora colega da TVI, Cláudio refere: «nunca fui uma pessoa feliz. Comecei a perceber o Mundo muito cedo. A má relação com o meu pai prendeu-se com o facto de eu saber que ele não era o melhor marido para a minha mãe.»

Violência em casa

O pai, que na verdade o perfilhou quando este pequeno, era acusado por Cláudio Ramos de ser muito agressivo. «A nível afetivo, o meu pai era muito violento. Não tanto com os meus irmãos, mas como eu era mais espigadote assisti a cenas muito complicadas», partilha o apresentador com Fátima.

A Fátima, Cláudio Ramos confessa o seu desejo por se famoso. Já à TV 7 Dias, o seu pai, falecido em 2016, conta na altura que o filho queria era ser bailarino. Contudo, a professora Conceição diz que o apresentador do BB2020, «já na altura era muito coscuvilheiro.»

Vendedor de publicidade e «vaidoso»

Outro dos segredos que guarda no Alentejo é o de ter começado a trabalhar como vendedor de publicidade, aos 16 anos, no Jornal de Notícias de Elvas. Um jornalista desse tempo, Manuel Vilas, conta-nos que Cláudio «chegava a publicar os anúncios primeiro e a receber depois.» Manuel não esconde que Cláudio também tinha um lado menos bom e.elegia como maiores defeitos «a vaidade e não olhar a meios para atingir fins».

O diretor do semanário, Manuel Gonçalves, tinha opinião diferente. «Apanhava transportes públicos e nunca regressava sem um contrato. Ele fez pela vida» lembra, recordando igualmente que Cláudio «não trocava uma boa conversa por uma bebedeira de teenager.»

Fome e vida num «barracão»

A família de Cláudio Ramos sempre viveu bem até determinada altura, em que perderam tudo. Cláudio conta a Fátima Lopes que saíram de casa e foram para uma casa «pior do que um barracão» e acrescenta: «sei o que é passar fome».

A infância do apresentador continua em Elvas, mas apesar de tudo, conseguiu realizar o sonho de ser famoso.

Texto: Luís Correia; Fotos: Impala

Leia mais:

 – Ex de Cláudio Ramos no BB 2020

 – Goucha e o Apresentador  tentam não chorar ao falar de Cristina

 

Tenha a TV 7 Dias sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

PUB