Filho de Maria João Abreu aposta na irreverência e aparece nos Globos de vestido

Ricardo Raposo usou um vestido rosa na gala da SIC em que a mãe, Maria João Abreu, foi homenageada. A irreverência despertou a atenção e há uma explicação.

04 Out 2021 | 19:30
-A +A

Maria João Abreu foi a grande vencedora do Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atriz de Ficção” e o momento de homenagem à atriz, que morreu no dia 13 de maio de 2021, foi um dos mais marcantes da noite. Mas se a emoção tomou conta da plateia, o momento em que os Miguel e Ricardo Raposo e o marido João Soares sobem ao palco para receber a estatueta, causou também estranheza aos telespectadores pois não perceberam porque Ricardo Raposo usava um vestido rosa.

Durante toda a gala nunca foi explicado o motivo de tal escolha nem a mensagem que queria passar, nenhum dos elementos da família quis falar com os jornalistas e a explicação chegou esta segunda-feira pela boca da mulher, Rita Raposo. “Minha pessoa preferida! Não tens máscaras, és raro! Ainda é possível sonhar, meu amor! Vivemos por transmitir aos nossos filhos os direitos à igualdade e à liberdade. E ao nosso Noah, que adora vestir o vestido da Xana Toc Toc, nunca lhe seja criticado esse seu gosto! O papá estava lindo! Amo-te muito, meu amor!”, lê-se numa publicação nas redes sociais acompanhada de um vídeo do ator, que integra o volume 2 da novela Amor Amor. O vestido era da buzinabrand.

Veja mais imagens na galeria em cima

Homenagem a Maria João Abreu nos Globos de Ouro

O papel de Maria do Céu Garcia, na série “Golpe de Sorte”, da SIC, valeu à atriz esta homenagem que foi recebida pelas mãos do viúvo, João Soares, e dos filhos, Miguel e Ricardo Raposo, no palco do Coliseu dos Recreios, na noite deste domingo, dia 3 de outubro.

Com a emoção na voz e no olhar, João Baião anunciou a vencedora e logo se ouviu um ovação. Todos os convidados da XXV gala dos Globos de Ouro se levantaram das cadeiras para aplaudir a tão acarinhada atriz que perdeu a vida este ano.

“Queríamos dedicar este prémio à nossa avó, mãe da nossa mãe”

Após uma atuação de Rodrigo Leão, autor da música do genérico da série da SIC, a família da atriz, Maria João Abreu, foi chamada a palco para receber o Globo de Ouro. “Em primeiro lugar, eu queria agradecer ao Daniel Oliveira pela escolha que fez, pela aposta (…) E especialmente à equipa de atores e de técnicos que a João tanto, tanto amava”, declarou João Soares.

Miguel Raposo contiuou: “Um prémio póstumo vem sempre com uma dose de impotência, mas este prémio espelha uma vida de bondade, de generosidade, de partilha, e de altruísmo. Está-nos na boca um ser sem par enquanto contribuinte da mecânica do Teatro, do Cinema e da Televisão”.

Por fim, Ricardo Raposo concluiu: “O nosso dever enquanto artistas é o de repercutir a integridade, o pensamento progressista, o amor. A Maria João fez acima de tudo isto. Queríamos oferecer este prémio à nossa avó, mãe da nossa mãe. Vivam as mães guerreiras e os pais guerreiros”.

Texto: Ana Lúcia Sousa e Mariana de Almeida; Fotos: Rui Valido/ SIC

 

PUB