De pedra e cal! Fernando Mendes fechado a sete chaves na RTP1

Voltaram a surgir notícias e convites de uma possível ida de Fernando Mendes para a TVI, mas o diretor de Programas da RTP1 garante que o apresentador não sai e que O Preço Certo é para continuar.

14 Set 2019 | 8:40
-A +A

José Fragoso, o diretor de programas da RTP1, diz compreender o assédio por parte da concorrência a Fernando Mendes, mas garante. «O Fernando é uma figura ímpar na televisão portuguesa e, por isso, é natural que haja outros canais interessados na sua participação», começa por dizer, fazendo até uma comparação religiosa: «Há aqui quase uma trindade: a RTP1, o Fernando Mendes e a Fremantle, que detém o formato.»

O humorista, de 56 anos, apresenta o concurso desde 2003 e, em várias ocasiões, já garantiu que é o único formato televisivo que pretende fazer. Mas, e se a concorrência quisesse roubar O Preço Certo à RTP? A tarefa, esclarece José Fragoso, não seria fácil. «No quadro atual não [é possível comprar o formato], porque nós temos os direitos durante mais um ano e muitos meses. E a RTP tem direito de opção sobre o formato.»

O diretor de programas da estação pública da televisão não tem dúvidas. «O lugar do Fernando é aqui na RTP», afiança. O verão correu de feição para o primeiro canal da estação pública, que está cada vez mais perto da TVI. Em agosto, a SIC continuou líder (17,9%), a TVI registou 12,8% de share e a RTP1 fechou o mês com 12,3% de quota de mercado. No mês de junho, a RTP1 registou 13,5% de quota de mercado. A TVI terminou o mês com 14,6% e a SIC liderou com 19,5% de share. Em julho, a estação de Queluz de Baixo distanciou-se do primeiro canal, com 16,4%. A RTP1 registou 14,1% e a
SIC 21,2%.

José Fragoso garante que o mês correu «como previsto», mas que, em 2019, adotaram uma estratégia diferente dos anos anteriores. E com os resultados que agora se veem. «Era um mês com muitas repetições e, este ano, dissemos desde o princípio que íamos tentar acabar com essa ideia.»

A aposta em I Love Portugal e na série Solteira e Boa Rapariga, em agosto, surtiram o efeito desejado. «Quando ganhamos ficamos contentes, quando não ganhamos também não ficamos deprimidos, porque há espaço para todos os programas, de vez em quando, ganharem. Como diz o Fernando, ‘eu gosto de ganhar, mas estou sempre preparado para perder’», conclui.

 

VEJA TAMBÉM:
Filomena Cautela sai da «cave» e abraça «recreio gigante» em novo concurso da RTP
Virgílio Castelo volta em dose dupla à SIC após saída silenciosa da RTP
Desliga a Televisão: Nova série da RTP goza com novelas e reality shows

 

Texto: Raquel Costa | Fotografias: Impala e reprodução redes sociais

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1695 da TV 7 Dias)

PUB