“Esta mentirosa enganou-nos!”: Jaime revela segredo de Josefa em “Festa é Festa”

Ao perceber que a mãe nunca gostou dele e apenas está interessada na sua herança, Jaime discute com ela e acaba por revelar a Aida e a Tomé que não é afilhado de Josefa, mas sim seu filho.

19 Fev 2023 | 13:00
-A +A

Os próximos episódios de “Festa é Festa” estão repletos de emoções fortes. Triste e revoltado, Jaime (Miguel Partidário) aparece com a sua mala de viagem e diz à mãe que se vai embora. Josefa (Rita Salema) fica aliviada, mas disfarça e tenta perceber se ele já terá recebido a herança.

Jaime diz que já a topou há muito tempo e acusa: “Estás a sondar-me porque a única coisa que te interessa é o dinheiro que eu vou receber. Tu nem gostas de mim.” Ela acusa-o de estar a ser injusto e ele continua: “És uma pessoa que só vê dinheiro à frente! Uma pessoa que não quer saber do filho para nada! Que o abandonou, que nunca lhe deu carinho, que só quer roubá-lo! Como é que és capaz de viver assim, diz-me lá? A ignorar um filho? A escondê-lo? Como é que és capaz de andar a tentar enganar-me, a apresentar-me como afilhado sem nunca me assumir como teu filho? Que raio de mãe és tu?

Aida (Ana Guiomar) que tinha acabado de entrar fica pregada ao chão. Josefa tenta acalmar Jaime, mas ao ver a cunhada, fica em pânico. Aida quer saber que história é aquela de Jaime ser filho de Josefa e não afilhado. Josefa pede-lhe para não falar com Aida. Jaime passa-se e diz que está farto que façam dele um boneco e afirma: “Ouviu bem. Eu sou filho da Josefa. Ela nunca foi minha madrinha. Ela é minha mãe.”

Aida fica petrificada e Josefa desmaia. A dona da mercearia dá chapadas na cunhada, tentando que ela acorde. Jaime está muito preocupado com a mãe. Tomé (Pedro Teixeira) chega e a mulher diz-lhe: “Há confusão. E da grossa! E uma grossura nunca antes vista! Caiu o mundo inteiro, filho, que este aqui afinal não é afilhado da tua irmã, é filho dela, teu sobrinho.”

Tomé fica muito emocionado por ter um sobrinho e a mulher reforça: “A velhaca megera jararaca mentiu! Mentiu-nos a todos! Não fosse eu chegar na hora H e nunca tínhamos descoberto isto. Esta mentirosa pantomineira enganou-nos! E, pelos vistos, só quer sacar a herança ao miúdo! A trafulha aldrabona! ”

Tomé está muito feliz e sublinha: “Eu tenho um sobrinho… Um homem, um jovem homem na família, na descendência. Alguém que pode seguir as minhas pisadas na vida. Tu até tens uns traços meus, rapaz, agora que olho bem. Dá cá um abraço! Tu és um homem da família, Jaimito! Sangue do meu sangue.”

Incrédula, a mulher diz que ele tem de se indignar com Josefa por lhes ter mentido. Tomé decide então confrontar a irmã, mas ela finge-se muito mal para não ter aquela conversa e afirma: “Isto é um pesadelo.”

Jaime quer contar o que se passou e Josefa começa a chorar muito alto para que não o consigam ouvir. “Eu não estou bem… Levem-me para o hospital! Sinto que posso morrer a qualquer momento .Perdoem-me! Eu não sei o que faço! E estou muito arrependida! Sempre gostei muito do meu filhinho… Perdoem-me”, grita, enquanto a cunhada exige: “Cala-te, sua pantomineira! Ou morre para aí, mas não interrompas a conversa! Que hoje descobre-se a tua careca, é que fica a saber-se de tudo! Que fica!”

O filho continua a contar a verdade. Aida e Tomé ficam condoídos com Jaime com a a história dele.

Leia ainda: “Festa é Festa”: Em busca da fama, Aida simula programa romântico com Tomé

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI
PUB