Esconder aranhas ou vassouras? Estas são as tradições de Natal mais estranhas no mundo

Na Ucrânia, escondem-se aranhas nas árvores de Natal e, na Noruega, as vassouras são postas na parte mais segura da casa. Estranho? Sim, mas há outras tradições tão ou mais invulgares.

25 Dez 2020 | 8:20
-A +A

O Natal é uma época bem festiva que se celebra em todo o mundo. Sendo cristão ou não, toda a gente comemora este dia, mas de formas bem diferentes…. Umas tradições típicas, outras diferentes e umas até mesmo bizarras…

 

Conheça as tradições de Natal mais peculiares do mundo:

 

Itália

O Pai Natal que se ponha a pau em terras italianas. O velhote tem uma inimiga por lá: a bruxa Befana. Segundo a lenda italiana, a bruxa intercetou os Reis Magos e negou-lhes comida e abrigo. Arrependida, durante a quadra natalícia, Befana distribui presentes a quem se portou bem e uma cesta de carvão aos mais traquinas.

Ucrânia

Sempre se disse que as aranhas trazem sorte (à carteira) e os ucranianos seguem o mito ao risco. Nesta época, escondem-se aranhas nas árvores de Natal para que, quem as encontrar, tenha um ano repleto de sorte.

Espanha

Na Catalunha, há a tradição mais deliciosa de todas: o Caga Tió. Esta tradição consiste em encher um tronco com doces no decorrer do mês de dezembro, para que, quando chegue o dia 25, se parta o tronco e este “devolva” tudo o que “comeu” até então.

Noruega

Na Noruega, há uma tradição com séculos de existência, que remonta para a época quando as pessoas acreditavam em bruxas. Segundo a lenda, na véspera de Natal, apareciam espíritos malignos que vinham roubas vassouras. Até hoje, no dia antes do Natal, os noruegueses escondem as vassouras na parte mais segura da casa.

Japão 

No Japão não se trata de comer bacalhau, nem muito menos juntar a família à volta da mesa. Os japoneses, que não celebram esta quadra festiva, criaram uma tradição há poucos anos que consiste numa refeição diferente: um banquete de natalício na célebre cadeia de Kentucky Fried Chicken.

Venezuela

Na véspera de Natal, os venezuelanos dirigem-se à igreja de madrugada, mas de uma forma muito original: de patins em linha! Esta tradição é tão famosa que obriga as ruas a serem cortadas aos carros, para que as pessoas possam patinar à vontade e sem perigo.

 

Fotos: Pixabay
PUB