“És um doido de primeira!”: Insultos e confusão instalada em “Festa é Festa”

Celeste entra no café aos gritos a dizer que está a chegar um psicólogo à Bela Vida. Os ânimos exaltam-se e começam todos a discutir com Josefa e Paulo a trocarem ameaças.

25 Fev 2023 | 18:50
-A +A

No café de “Festa é Festa”, Aida (Ana Guiomar) pede a Ivone (Maria Emília Correia) para contar mais coisas sobre a vida dela. “Oh, a minha vida? Mas novela daquelas! Não é uma novelinha das todas fofis. É mais um novelão daqueles. E depois a vida noturna… É um mundo à parte. O medo traz adrenalina. Olhem que eu andei muitas vezes sozinha de madrugada e ninguém me fazia mal! Era uma liberdade. Eu fiz cada uma… Olhem que até a Miss Portugal concorri. Arrecadei o prémio simpatia e o de fotogenia”, revela Ivone.

Elisabete (Ana Marta Contente) estranha que a mãe esteja tão entusiasmada e Aida revela que aquele assunto lhe diz muito e afirma: “Olhe, dona Ivone, apesar de eu ser a mulher mais viajada da Bela Vida e, quiçá, de Portugal, eu mantive-me muito pela aldeia quando era jovem. Tivesse eu ido para a capital como a senhora foi… o título de Miss Portugal ou do mundo já cá cantava!” Josefa (Rita Salema) goza com ela e as duas começam a discutir. “Oh sua arrogante, em havendo um concurso de Miss Bela Vida, tu nem esse ganhavas!”, alega Josefa.

Pouco depois, Ivone tenta explicar a Paulo (Hélder Agapito) o que é uma miss, mas ele faz uma grande confusão. Celeste (Margarida Antunes) entra por ali adentro a gritar: “Socorro! Socorro! Socorro! Está um psicólogo a caminho da Bela Vida! Um psicólogo!”

A confusão está instalada, mais ainda do que já estava. Paulo recusa-se a ir ao psicólogo, mas Celeste diz-lhe: “Mas olha que, se calhar, o sôtor da mioleira vai começar por ti, Paulo!” O carteiro fica incrédulo e Josefa diz-lhe: “ És um doido de primeira!” Incrédulo ele responde: “A senhora é mais doida. Até tinha um filho escondido!” Furiosa, a cunhada de Aida diz-lhe: “Eu dou-te uma lambada nessa cara e depois aí precisas é de um médico da fronha!” Cada um acha que não precisa de ir ao psicólogo, mas todos os outros veem razões para os outros irem.

Tomé (Pedro Teixeira) entra no café e depara-se com a confusão instalada. Celeste fala no sôtor dos malucos, mas ele não percebe nada. Começam todos a falar uns por cima dos outros sobre quem precisa de ir ao psicólogo ou não, mas Tomé manda-os calar a todos e frisa: “Pois eu cá não preciso nada disso que a minha cabeça está boa e recomenda-se. Acabou o tema aqui no café!”

Ivone recusa-se a cumprir ordens e quebra o silêncio, contando que fez terapia durante muito tempo e que é a prova viva de que a terapia resulta. Ninguém percebe muito bem como, mas talvez ela fosse muito pior sem terapia. Tomé proíbe que se fale mais naquele tema no café.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

PUB