Emmy: Guerra dos Tronos ganha como Melhor Série de Drama e Fleabag foi a estrela da noite

Série da HBO, que liderava nomeações, levou a estatueta de Melhor Série Dramática, mas a surpresa da noite acabou por ser Fleabag com a conquista de quatro Emmy.

23 Set 2019 | 10:02
-A +A

Liderava as nomeações (com 32 das 26 categorias) e conquistou o seu propósito. Guerra dos Tronos foi considerada a Melhor Série de Drama, mas a grande surpresa dos Emmy Awards, que decorreram este domingo, 22 de setembro, no Microsoft Theater, em Los Angeles, acabou por ser Fleabag.

Considerada a Comédia do Ano, a produção ganhou quatro estatuetas – Melhor Série de ComédiaMelhor Realização em Série de ComédiaMelhor Guião em Série de Comédia e Melhor Atriz em Série de Comédia – duas das quais para a sua autora, a atriz Phoebe Wallter-Bridge.

Numa noite em que a televisão foi rainha, a vitória de Guerra dos Tronos era mais do que esperada, mas também é preciso dizer que a conquista de dois prémios acabou por desiludir. Emilia Clarke, a Daenerys, viu fugir-lhe a estatueta de Melhor Atriz em Série de Drama para Jodie Comer, de Killing Eve. Ainda na passadeira vermelha, a jovem, conhecida como a Mãe dos Dragões, revelou que esta personagem será sempre relembrada, ainda que não tenha ficado com nenhum objeto da série – como é tradição – como recordação.

«Eu sei que as pessoas costumam levar coisas! A Daenerys vai ficar no meu coração para sempre, mas eu não levei nada material para casa», adiantou ao canal E!.

O segundo Emmy para Guerra dos Tronos foi entregue a Peter Dinklage, na categoria de Melhor Ator Secundário em Série Dramática. «Foram dez anos de muito suor, mas 10 anos de atores e colegas incríveis, talentosos… Acabou a série, eu posso dizer o que quiser. Tive muita sorte em trabalhar com eles [David Benioff e D. B. Weiss, co-criadores da série]. Nós trabalhámos bastante e rimo-nos imenso. Dave e Dan, nós atravessámos o fogo e o gelo por vocês. E eu faria tudo novamente, obrigado», disse o ator, que fez sucesso na pele de Tyrion Lannister. 

 

Outros vencedores

 

A 71ª edição dos Emmy Awards prestigiou ainda outra série da HBO. Na categoria de Minissérie ou Filme para Televisão, foi Chernobyl que levou os prémios mais cobiçados, vencendo Melhor Escrita para Minissérie ou Filme e Melhor Realização em Minissérie ou Filme, além de Melhor Minissérie.

Pose conseguiu ver Billy Porter como Melhor Ator de Série de Drama, enquanto Jharrel Jerome, que emocionou o público ao dedicar o prémio aos cinco jovens que inspiraram a série, conquistou o prémio de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV por Olhos que Condenam.

Harry Bradbeer levou a estatueta de Melhor Realização numa Série de Comédia por Fleabag.

Uma das grandes derrotadas da noite foi Julia Louis-Dreyfus. A estrela de Veep, que já levou seis estatuetas como Melhor Atriz em Série de Comédia, acabou por ir de mãos vazias para casa.

 

Apelos a causas

 

Os discursos de intervenção marcaram, mais uma vez, os Emmy. Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein aproveitaram a ida ao palco para apelarem a causas que defendem. 

«A minha mãe e avó eram imigrantes, sobreviventes do Holocausto. Um dia, a minha avó estava na linha de tiro para ser morta. Perguntou ao executante: ‘o que acontece se eu sair da linha?’. Ele respondeu: ‘Não tenho coragem para te matar, mas alguém o fará’. E ela saiu», contou Borstein, que ganhou o Emmy para Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia pelo papel de Susie Myerson em The Marvelous Mrs. Maisel.

Já Patricia Arquette defendeu os transexuais quando foi receber a estatueta para Melhor Atriz Secundária em Minissérie ou Filme pelo papel de Dee Dee Blanchard em The Act. «Estou grata por trabalhar e porque aos 50 anos estou a fazer os melhores papéis da minha vida. Mas no meu íntimo, sinto-me profundamente triste», começou por dizer.

«Perdi a minha irmã Alexis e as pessoas trans continuam a ser perseguidas. Temos de nos livrar deste preconceito que existe em todo o lado». frisou.

Recorde-se que a irmã da atriz, que era transexual, morreu em 2016 devido a complicações relacionadas com o HIV.

Michelle Williams, por sua vez, chamou a atenção para as diferenças salariais entre homens e mulheres. A artista, que ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme, pela interpretação de Gwen Verdon em Fosse/Verdon, do canal FX, revelou que recebeu o mesmo ordenado que o protagonista masculino da série, Sam Rockwell.

«Obrigada por me pagarem o mesmo», agradeceu ao canal FX, adiantando que «quando se dá o valor devido a uma pessoa», isso permite um maior empenho.

 

Veja os vencedores

 

Melhor série de Comédia

Fleabag

 

Atriz em Série de Drama

Jodie Comer, Killing Eve

 

Ator em Série de Drama

Billy Porter, Pose

 

Atriz Secundária em Série de Drama

Garner, Ozark

 

Ator Secundário em Série de Drama

Peter Dinklage, Guerra dos Tronos

 

Melhor Ator em Série de Comédia

Bill Hader, Barry

 

 Ator Secundario em Série de Comédia

Tony Shalhoub – The Marvelous Mrs. Maisel

 

Atriz Secunária em Série de Comédia 

Alex Borstein – The Marvelous Mrs. Maisel

 

Melhor Roteiro em Série de Comédia

Fleabag – Episode 1

 

Realização em Série de Comédia

Fleabag – Harry Bradbeer

 

Melhor Atriz em Série de Comédia

Phoebe Waller-Bridge – Fleabag

 

Melhor Atriz Secundária em Minissérie ou Filme para TV

Patricia Arquette – The Act

 

 

Melhor Reallização em Minissérie ou Filme para TV

Johan Renck – Chernobyl

 

Ator Secundário em Minissérie ou Filme para TV

Ben Wishaw – A Very English Scandal

 

Melhor Roteiro em Minissérie ou Filme para TV

Chernobyl – Série completa

Ator em Minissérie ou Filme para TV  

Jharrel Jerome – Olhos que Condenam

 

Filme para TV

Black Mirror – Bandersnatch

 

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV

Michelle Williams – Fosse/Verdon

Melhor Minissérie 

Chernobyl

 

 

Veja ainda.
 Os Emmys são esta noite! Saiba onde pode ver a cerimónia!

 

Texto: Rita Montenegro | Fotos: Reuters

 

 

PUB