“Ele fala muito em Deus”: Mulher de toureiro que sofreu grave acidente desabafa

Mulher de José Luís Gonçalves revela como está o toureiro nove anos após o acidente. O toureiro continua sem andar mas já come sozinho e fala “muito”, embora registe momentos de “bastante” apatia.

28 Ago 2022 | 11:00
-A +A

Corria o verão de 2013 quando Cristina Ferreira se preparava para estrear-se a solo como apresentadora na primeira edição de “Dança com as Estrelas”. No entanto, o feliz momento profissional que a estrela da TVI estava a viver acabou por ficar manchado por um grave acidente, no estúdio do programa, horas antes do arranque do talent show, quando José Luís Gonçalves sofreu uma queda nas escadas do cenário, deixando-o em estado grave. Nove anos depois do sucedido, a mulher do toureiro, Carla Gomes, conta à TV 7 Dias como está atualmente o marido.

“Ele está bem melhor, graças a Deus. Não tem sido nada fácil, mas com os anos ele melhorou. A nível neurológico, melhorou bastante. A nível físico, melhorou, mas não como nós queríamos”, começa por dizer, recordando que, aquando do acidente, José Luís Gonçalves foi diagnosticado com um traumatismo craneo-encefálico “muito grave”, deixando-o “quase como em coma durante quase quatro anos”. “Ao fim desse tempo, começou a dizer as primeiras palavras e a deglutir alguma coisa… Como é óbvio, imagina que não é fácil… Ele era uma pessoa completamente normal e, de um momento para o outro, a vida mudou. E muito”, constata.

A dele e a da mulher. “Tem sido muito difícil. Nós tínhamos uma vida e a nossa vida mudou. A minha é em função da dele e é difícil. Ninguém imagina o que nós passamos. Nós éramos um casal e agora somos…”, desabafa, sem terminar a frase. “A minha vida é em torno dele”, corrige-se, logo de seguida.

Mas como está atualmente José Luís Gonçalves? Internado na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais, o toureiro “consegue comer normalmente”. “Consegue fazê-lo sozinho, mas gosta mais de ajuda…”, sorri, continuando: “Ele tem mais dificuldade do que nós a levar a mão à boca, mas consegue fazê-lo sozinho.” Em relação à parte motora, “não” anda. “Ele mexe-se. Só não consegue ficar de pé”, explica. Por isso, “desloca-se numa cadeira de rodas”.

Por outro lado, José Luís Gonçalves “fala”. “Muito!”, sublinha Carla Gomes. “Fala muito”, por exemplo, da vida tauromáquica. “Se lhe perguntarmos como se toureia, ele explica na perfeição”, garante à TV 7 Dias. A mulher conta ainda que, apesar desta notória evolução, o marido tem “momentos em que vai para o seu mundo”. “Isso acontece, por exemplo, quando, se por algum motivo, fica mais débil de saúde. Mas, no geral, consegue comunicar e diz o que sente. Claro que não é como nós. Ele tem um discurso normal, mas tem os momentos dele, em que vai para o seu mundo”, concretiza. Fica apático? “Bastante. Fica mais ausente”, detalha, deixando uma certeza: “São mais os momentos em que ele está bem. Não é a mesma pessoa de há cinco anos. Está bem melhor.”

Ainda assim, José Luís Gonçalves continua sem conhecer os contornos do acidente que sofreu. “Ele sabe que é uma pessoa diferente. Tem essa noção. Ele sabe que caiu e que algo lhe aconteceu, mas não se lembra da situação em si. E nós também não lhe contámos”, explica-nos.

A fazer “fisioterapia e terapia ocupacional todos os dias”, o toureiro conta com o apoio incondicional da mulher. “Vou lá todos os dias. Durante a COVID-19, não, porque não podiam ter visitas. Mas agora voltei a ir todos os dias. Durante a pandemia, comunicávamos por videochamada”, refere, assegurando que mantém a fé na evolução do estado de saúde do companheiro. “Eu tenho muita fé. Claro que houve ali uma altura em que nós pensámos se Deus realmente existe e porque isto aconteceu. Essa fase já passou. Tenho muita fé e o Zé também. Não sei se ele não terá mais do que eu…”, ri-se, explicando: “Ele fala muito em Deus. Sempre foi muito crente.”

Questionada sobre o apoio da TVI e da produtora de Dança com as Estrelas, Carla Gomes tem uma resposta pronta. “Independentemente de ter acontecido o acidente, foram impecáveis. Nunca me faltou assistência, até a nível psicológico. Acompanharam sempre o Zé. Nisso, não tenho o que dizer. Aliás, até tenho de agradecer”, regista, garantindo que esse acompanhamento se mantém “ainda hoje”.

A TV 7 Dias entrou em contacto com a estação de Queluz de Baixo para obter uma reação da mesma agora que se completam nove anos sobre o acidente. “A TVI lamenta, como sempre lamentou, o acidente sofrido pelo toureiro José Luís Gonçalves. Há nove anos, quando o acidente aconteceu, a TVI foi inexcedível. Teve um papel muito importante e tentou fazer tudo o que estava ao seu alcance logo após o acidente. Garantiu o melhor acompanhamento médico possível ao José Luís Gonçalves. Isto, inclusive, mereceu os agradecimentos por parte da família na altura. O papel da TVI foi determinante neste momento mais crítico. Desde então, a TVI tem acompanhado a evolução do estado clínico do José Luís Gonçalves”, diz o canal. A produtora de Dança com as Estrelas não respondeu ao nosso pedido de reação.

Texto: Dúlio Silva (dulio.silva@worldimpalanet.com); Fotos: Arquivo Impala

PUB