Eis as primeiras cenas de Paulo Futre em “Rua das Flores”: Uma mete bola de futebol

Paulo Futre já gravou as primeiras cenas de “Rua das Flores”, da TVI: “Quando a Cristina Ferreira me convidou para fazer parte deste projeto, era impossível dizer que não.”

28 Mar 2022 | 8:10
-A +A

O próximo projeto de ficção da TVI “Rua das Flores” reúne um elenco de luxo, com nomes como Ana Bola, José Pedro Gomes, David Carreira, Eduardo Madeira, Almeno Gonçalves, André Nunes, António Melo, Carlos Cunha, Flávio Gil, Francisca Ribeiro, Inês Faria, Joana Coelho, Julie Sargeant, Mafalda Tavares, Matilde Breyner, Patrícia Tavares, Paula Neves, Pedro Diogo, Sofia Grillo, Joaquim Horta e Susana Blazer.

Paulo Futre, um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol português e uma lenda em Espanha onde é carinhosamente conhecido como “El Portugués”, é a grande surpresa no elenco. Sobre mais este desafio na sua carreira o ex-futebolista de 56 anos assume: “Quando era miúdo assistia a telenovelas e como qualquer outra criança existia o sonho de fazer parte daquela magia. Quando a Cristina Ferreira me convidou para fazer parte deste projeto, era impossível dizer que não.”

Em comunicado à imprensa, Cristina Ferreira revela que “receber o Paulo Futre na família TVI é jogar na primeira liga. O Futre é uma das nossas maiores figuras e é um privilégio tê-lo na TVI. Vai ser surpreendente e muito divertido na ‘Rua das Flores’”. Já na sua página oficial, a diretora de Ficção e Entretenimento da estação deu também as boas vindas ao jogador, partilhando fotografias com o craque e mostrando o entusiasmo pela contratação. “Futre vai integrar a novela Rua das Flores na sua estreia enquanto ator. Estamos todos muito felizes” escreveu. Todavida, a afirmação de Cristina Ferreira não é exata. Paulo Futre já participou numa novela. Foi em 2011, em Laços de Sangue, da SIC.

 

As primeiras cenas de Paulo Futre

 

Em “Rua das Flores”, Futre faz dele próprio e surge logo no primeiro episódio que arranca na rua das Flores, onde começa por aparecer um jardineiro a cuidar das flores e várias personagens a fazer as suas rotinas. Entretanto, Futre vem a falar ao telemóvel e uma bola vem ter aos seus pés. Baixa o telemóvel e pára, ajeitando a bola para centrar. Nesse momento vê-se um grupo de miúdos com camisola da seleção, com o nome Ronaldo nas costas e gritam para o ex-futebolista: “É para mim, é para mim.” Futre chuta e diz: “Ronaldo, para a cabeça”, continuando a andar.

De seguida, na segunda cena, o ex-jogador estará sentado numa mesa de uma pastelaria à conversa com Frésia (Paula Neves) e André (Flávio Gil), que está atrás do balcão. Frésia de comando na mão comenta uma cena comovente que está a passar na televisão. Futre e André não a deixam concentrar no programa e ela fica furiosa. “Oh dona Frésia será que não dá para por na CNN, para vermos as notícias?”, pergunta Futre. Frésia responde: “Farta de desgraças estou eu!” O ex-futebolista insiste e diz: “Eu estava a dizer isto porque o sismo que houve aqui vai dar nas notícias.” Frésia muda de canal e de atitude. Estas são as duas primeiras cenas que público verá do craque, mas ele permanecerá na história no desenrolar da novela.

A contratação polémica de Paulo Futre

 

Assim que Paulo Futre foi anunciado como a nova contratação de Rua das Flores, vários atores mostraram a sua indignação, entre eles, Heitor Lourenço. “Ser ator… é uma profissão. Como profissão que é exige estudo e especialidade. Não quererei nunca ser operado por um médico que não frequentou o seu curso. Não quererei nunca ter aulas por quem não estudou para professor. Não quererei nunca que um sapateiro me arranje o calçado sem ter aprendido o seu ofício“, começou por escrever. “Por isso o que usufrui de um serviço não especializado tem a escolha e o poder de não o fazer”, acrescentou. No entanto, o ator já veio depois referir que a sua publicação não se referia a ninguém em especifico.

Também Joana Alvarenga se manifestou contra a contratação e aproveitando a imagem de uma noticia que saiu sobre o assunto escreveu: “Um elenco de luxo só se for pelos ordenados”.

Já o ator Hugo Costa Ramos aproveitou igualmente a publicação da diretora de Ficção e Entretenimento da TVI para lançar algumas farpas. “Bem sei que posso ficar mais uns tantos anos sem trabalhar na TVI, mas foram 12 projetos na Plural/TVI. Fiz a minha estreia como ator na TVI. Dois elencos fixos no canal, e de um dia para o outro, nunca mais tive oportunidade de trabalhar, tentei entrar em contacto com as todas as pessoas da TVI e da Plural a mostrar a minha disponibilidade e até hoje nem uma resposta, nem uma oportunidade, não tenho nadinha contra o Futre, mas tantos atores no desemprego. Hoje é um dia triste para mim que amo a arte de representar. Volto a dizer nada contra o Futre.”

Porém, há também quem no meio artístico tenha manifestado o apoio ao ex-jogador. Rita Lello fez uma publicação com várias imagens do jogador, onde pode ler-se: “O Futre entrar numa novela não tira trabalho a nenhum ator porque o lugar que esperam que ele ocupe é só dele e não tem nada a ver com o trabalho de um ator… desejo só que lhe corra bem.”
Também Eduado Madeira, colega de elenco fez questão de dar as boas vindas ao ex-futebolista. “Há Pelé em “Fuga para a Vitória”, há Vinnie Jones em “Snatch” e há Paulo Futre em “Rua das Flores”. A LENDA está connosco a fazer um Cameo que ficará na história. Que delícia”, escreveu na sua página de Instagram.

Num evento da novela “Festa é Festa”, no passado dia 14, Cristina Ferreira não passou à margem da onda de criticas dos atores. “[As críticas] são-me indiferentes. Eles são atores, eu sou diretora de Programas, portanto, eu sei o que é que quero para cada um dos projetos”, acrescentando: “O Futre estava incluído neste projeto desde o primeiro dia. Ele estava nas nossas cabeças desde outubro. Devo confessar que não sabíamos se o iríamos conseguir ou não. Acabámos por perceber que isto era um sonho que ele tinha já antigo. Toda a gente sabe que o Futre não é ator, o Futre vai fazer parte da novela e vai fazê-lo com aquilo que nós pensámos para ele. Se eu acho que ele é perfeito para aquilo que ele vai fazer, sou eu que o devo entender.”

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI e Reprodução Instagram

 

 (Artigo originalmente publicado na edição nº1827 da TV 7 Dias) 

 

 

PUB