Decisão com ponderação: Sofia Ribeiro assume hipótese de voltar a ser apresentadora

Sofia Ribeiro estreou-se no mundo da apresentação ao lado de Luís Borges, em “Cabelo Pantene – O Sonho”, na TVI. Apesar de apaixonada pelo mundo da representação, atriz não descarta este ramo

07 Nov 2021 | 15:25
-A +A

Sofia Ribeiro é conhecida do grande público por ser atriz mas, apesar de esta ser a sua grande paixão, não coloca de parte voltar a apresentar um programa, depois de se ter estrear na área ao lado de Luís Borges, em “Cabelo Pantene – O Sonho”, da TVI.

Sofia Ribeiro falou sobre esta possibilidade à TV 7 Dias, à margem das filmagens de “Curral de Moinas”, que vai estrear-se no cinema em breve. “Nunca sonhei ser apresentadora. Gostei muito da experiência em “Cabelo Pantene”, mas também tive muita sorte com o projeto que fiz, porque é um projeto carregado de simbolismo, no qual as pessoas têm a energia muito concentrada em concretizar um sonho, em busca de algo que querem muito”, começou por dizer.

Sofia Ribeiro deixa assim em aberto a hipótese de voltar a trabalhar neste ramo. “Voltaria a ponderar fazer mais qualquer coisa nessa área, dependendo do projeto, obviamente”, disse. E o programa “Somos Portugal”, que desde o passado domingo está a receber, semanalmente, uma nova cara?

Não sei se seria num ‘Somos Portugal’, mas teria de ser em alguma coisa que eu me sentisse realizada. Mas não tenho pensado muito nisso, se acontecer, será uma coisa ponderada, porque gostei muito da experiência”, vincou.

Sofia Ribeiro dá vida a Piedade em “Curral de Moinas”

Sofia Ribeiro faz parte do elenco de “Curral de Moinas”, filme protagonizado pelos atores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves. A atriz dá vida a Piedade, amiga de longa data de Quim e, as personagens principais.

À TV 7 Dias, Sofia Ribeiro confessa-se feliz e realizada com este projeto. “Não podia ter sido melhor depois do trabalho que fiz em ‘Amar Demais’ [novela da TVI] em dose tripla. Muito cansativo e desgastante. Quando o João Paulo ligou a convidar-me, disse para eu me sentir à vontade para dizer que não. Eu só perguntei: ‘quando é que é? Data?’ Disse-lhe logo que queria imenso”, assume.

A atriz explica os motivos que a levaram a aceitar este desafio. “Primeiro porque gosto muito dele [João Paulo] e do Pedro. Além de admirar imenso o trabalho deles, são pessoas puras, com uma energia pura. Óbvio que ia dizer que sim, só se não pudesse. Nesta altura, mais ainda, porque vinha do ‘dramalhão’”, diz, ainda fazendo referência à novela da TVI.

“Costumo dizer que isto não é trabalhar e trabalha-se bastante. Ainda ontem acabámos às 5h da manhã e estamos aqui todos outra vez pela noite dentro. É muito bom trabalhar assim. Tenho a certeza de que o filme vai ser muito divertido. Mas além disso ainda vai haver outro filme com os bloopers. Temos todos uma química muito boa, improvisamos muito, estamos muito unidos a fazer isto. Estamos a trabalhar com pessoas que admiramos, gostamos muito uns dos outros”, explica, falando de toda a equipa. “Este universo é tão despretensioso, leve, é suposto divertir as pessoas, é quase tudo permitido. Aproxima as pessoas”, remata.

 

Como Sofia Ribeiro se entrega à personagem

Sobre a facilidade – ou não – que tem em “desligar-se” da personagem, Sofia Ribeiro confessa que a “leva” para casa consigo. “Dou por mim a falar assim. Os meus amigos dizem-me: ‘menos, vamos um bocadinho para os graves’. Eu não tenho como fazer as coisas de outra maneira. Preciso de entregar-me. Quando tenho coisas muitas características – como o sotaque, a forma de falar, uma voz diferente, a postura -, preciso de levá-las para casa. O meu maior desafio enquanto atriz é poder ao máximo diversificar, o que nem sempre acontece. Cabe-me a mim, enquanto atriz, criar-lhes características que não façam lembrar personagens anteriores”, conta.

“Emprestamos coisas nossas às personagens, mas o meu ideal é mesmo distanciar-me. Há ali uma pessoa que não sou eu, a quem empresto o meu corpo, um bocadinho da minha alma e depois ela vive por si”, confidencia.

Além de Sofia Ribeiro, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, pertencem ao elenco de “Curral de Moinas” Júlia Pinheiro, Carla Andrino, Rui Mendes, Rui Unas, Diana Nicolau, Luís Simões e Ana Brito e Cunha. 

 

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Tito Calado e redes sociais 

PUB