“Cuida-de-todos-e-mais-algum”: Nora de Maria João Abreu escreveu mensagem emotiva à atriz

Rita Raposo, nora de Maria João Abreu, assinalou o aniversário da atriz, há duas semanas, com uma mensagem representativa do amor que a atriz gera à sua volta. “Como eu te amo”, comentou a artista.

08 Mai 2021 | 9:54
-A +A

“A mãe, sogra, avó, cuida-de-todos-e-mais-algum”. É assim que Maria João Abreu é definida pela nora Rita Raposo. Numa mensagem partilhada nas redes sociais, a mulher de Ricardo Raposo, filho de Maria João Abreu e José Raposo, desfaz-se em elogios à atriz, que está internada desde o passado dia 30 de abril na sequência do rompimento de um de dois aneurismas com que foi diagnosticada.

A missiva data de 14 de abril, dia do 57.º aniversário de Maria João Abreu e cerca de duas semanas antes de esta se ter sido mal durante as gravações da novela “A Serra”, da SIC, e é representativa do amor que a artista gera à sua volta.

“A cuidadora incansável. Vai a todas e ninguém a consegue parar. Observamos-te e aprendemos contigo a ser melhores seres humanos. Levas a família às costas. Se pudesses, levavas todos para a tua casa e fazias o jantar todos os dias e a seguir ainda perguntavas se estava tudo bem e se precisávamos de mais alguma coisa”, prossegue, para depois terminar: “Obrigada por tudo o que és e sempre foste! Amamos-te, mãe!”.

A atriz retribuiu o gesto de carinho: “Ohhh, minha filha do coração! Como eu te amo”, comentou.

 

Afinal, Maria João Abreu tem dois aneurismas

 

Maria João Abreu tem não um, mas dois aneurismas. João de Carvalho, que contracena com a atriz em “A Serra”, explicou ao final da tarde de quinta-feira, 6 de maio, na inauguração de uma exposição dedicada ao pai, o veterano Ruy de Carvalho, que a colega “andava muito preocupada com coisas pessoais e adiava uma ida ao médico”.

“Estamos todos muito, muito preocupados. Para terem uma ideia, todas as noites, às 21h30, estamos em conjunto, no WhatsApp, a orar por ela. Todos nós temos uma vela acesa em casa por ela. No dia em que aconteceu, não sei quantas vezes é que eu rezei o terço…”, disse João de Carvalho, assumindo que Maria João Abreu “já tinha sentido algumas coisas antes” de se ter sentido mal. “Nós conversávamos muito, porque ela era muito amiga da Lena [mulher de João de Carvalho, que morreu em 2014 na sequência de um AVC hemorrágico]. A João perguntou-me quais eram os sintomas. Dizia-me que tinha dores de cabeça muito fortes”, revelou.

O artista indicou que a amiga falava-lhe desses sintomas “há cerca de um mês, mas tinha tanto trabalho e andava tão preocupada com coisas pessoais que adiava uma ida ao médico”. Aliás, João de Carvalho acredita que terá sido o facto de Maria João Abreu andar “tão assoberbada” a nível profissional e o facto de o pai ter morrido “há pouco tempo”, exemplifica, que contribuiu para que os aneurismas tivessem rebentado. “O falecimento do pai afetou-a muito”, afirmou à TV 7 Dias.

“Também estava muito magrinha, mas não era pelas dietas. As pessoas [com este problema de saúde] perdem a vontade de comer. Eu lembro-me da Maria João rechonchudinha. Ela mostrou-me as pernas e eram um pauzinho. Deixou de ter curva…”, referiu João de Carvalho, sublinhando que notou que algo estava errado com a colega de elenco na trama da SIC quando esta tentou “apertar um casaco sem sequer tocar nos botões”. “Há uma descoordenação motora quando algo se passa com o cérebro… aconteceu-lhe isso”, lembrou.

 

Maria João Abreu “sentiu-se mal e deu um grito”

 

João de Carvalho explicou que, naquele sexta-feira, Maria João Abreu “tinha ido ao camarim fazer uma muda de roupa, sentiu-se mal e deu um grito”. Uma vez no Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde ainda se encontra em coma induzido, Maria João foi submetida a uma cirurgia de modo a estancar a hemorragia decorrente do rompimento do aneurisma. “Mas ela tinha dois. Os médicos localizaram o primeiro e fizeram um stent [pequeno tubo que é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento], só que não deram conta que estava lá outro, numa zona mais profunda. É esse que está agora a dar os problemas”, lamentou.

“O aneurisma está para a cabeça como o cancro está para o pâncreas. Normalmente, quando aparece é para matar uns dias depois. Infelizmente, esse é o problema. Desejo muito, muito, que ela recupere, mas a recuperar que seja a Maria João, porque uma coisa parecida com a Maria João… Ela é uma mulher muito forte e uma atriz extraordinária, vê-la diminuída não sei se é justo”, terminou.

 

Família de Maria João Abreu não sai do hospital

 

Maria João é casada com o músico João Soares, de 46. Tanto o marido como os filhos, nascidos do anterior casamento com José Raposo, como o próprio ex-marido, com quem sempre teve uma ótima relação de amizade, têm estado permanentemente no Hospital Garcia de Orta, em Almada, relata a TV 7 Dias na edição desta semana, já em banca.

 

Saiba mais aqui.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala, Divulgação SIC e reprodução redes sociais
PUB