Cristina Ferreira faz 44 anos: Mostramos como ela era e recordamos os seus altos e baixos

Cristina Ferreira já talhou o seu nome na história da televisão portuguesa. A TV 7 Dias analisou a caminhada da apresentadora, que elege setembro como o mês preferido. E tem razões para isso.

09 Set 2021 | 17:22
-A +A

Cristina Ferreira celebra, esta quinta-feira, 9 de setembro, 44 anos, 19 dos quais passados como apresentadora. Ao longo de mais de 35 formatos apresentados, a apresentadora tornou-se numa das figuras mais relevantes da televisão e é hoje Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, um lugar que ocupa desde que deixou a SIC em 2020, naquela que foi a decisão mais controversa da sua carreira e que não lhe tem dado tréguas no último ano. Em dia de festa, a TV 7 Dias recuperou alguns dos momentos-chave da carreira de Cristina Ferreira e que influenciaram todo o seu percurso.

 

A primeira vez

Depois de uma passagem pelo jornalismo da RTP, tornou-se repórter na TVI em 2003, aos 25 anos, fazendo parte de “Olá Portugal”, um programa apresentado por Manuel Luís Goucha e que se estreou na TVI precisamente no dia de anos de Cristina Ferreira. Seguiram-se “Big Brother” e “Diário da Manhã”. Estas três experiências valeram-lhe “Você na TV!”, ao lado de Goucha, a 13 de setembro de 2004, lugar que não mais largou até agosto de 2018.

A vaga de Júlia Pinheiro

Sete anos depois de se estrear como apresentadora na TVI, em 2011, a saída para a SIC de Júlia Pinheiro, uma das responsáveis pela sua chegada à televisão, possibilita-lhe subir mais um degrau – e dos grandes – no canal de Queluz de Baixo. Fruto da oportunidade e do talento, assume pela primeira vez as noites de domingo, mais uma vez ao lado de Manuel Luís Goucha, na quarta edição de “Uma Canção Para Ti”, que se estreou a 21 de fevereiro.

Domingos a solo

Vinte e oito de julho de 2013 é mais uma data que Cristina Ferreira não esquece. Aos 36 anos, sai debaixo da “asa” de Goucha e sobe ao palco da TVI com “Dança com as Estrelas”, um formato só seu, para o qual esperou 12 anos. Ainda nesse ano, a 1 de dezembro, é-lhe atribuído o seu primeiro cargo da carreira, que acumula com o de apresentadora: o de Diretora de Conteúdos Não Informativos.

Consolidação da marca Cristina

Júlia Pinheiro, Fátima Lopes, Manuel Luís Goucha, Herman José e Carlos Cruz são alguns dos apresentadores que tiveram programas com os seus nomes. Este G5 passa a G6 quando Cristina Ferreira estreia, a 14 de setembro de 2015, o programa de entrevistas Cristina. Segue-se “O Programa da Cristina” (SIC), a 7 de janeiro de 2019. De regresso à TVI, dá início a “Dia de Cristina”, a 23 de setembro de 2020. Desde março, conduz “Cristina ComVida”. Só Herman José a bate neste particular, com dez programas com o seu nome.

Apanha o Mendes se puderes… check!

Até hoje, Cristina Ferreira apresentou apenas dois concursos. O primeiro deles, “Apanha se Puderes”, foi para o ar a 17 de março de 2017. Ao lado de Pedro Teixeira, este formato teve o mérito de conseguir destronar o todo-poderoso Fernando Mendes em “O Preço Certo”. Nunca a TVI tinha conseguido tão bons resultados contra o apresentador/humorista da RTP1.

Chegada ao topo da montanha

Se Cristina Ferreira fosse alpinista, a chegada à SIC, a 22 de agosto de 2018, equivaleria a ter alcançado o topo de uma das montanhas mais altas do Mundo, tal foi o alarido que causou a sua mudança, motivada pela ambição de um novo rumo na sua carreira e o desgosto pela forma como sai da TVI. “O Programa da Cristina” e “Prémio de Sonho” são duas das marcas que deixa na SIC.

Sonho realizado

Além dos dois formatos que apresentou, Cristina Ferreira teve um dos momentos mais altos da sua carreira na SIC, no dia 29 de setembro de 2018, quando se estreou a subir ao palco do Coliseu dos Recreios para apresentar a gala dos XXIV Globos de Ouro. Uma noite que ninguém certamente irá esquecer.

Tempestade Cristina

No verão de 2020, dá-se uma das maiores “tempestades televisivas” de que há memória: a saída de Cristina Ferreira da SIC para a TVI, onde a espera um cargo de chefia – Diretora de Entretenimento e Ficção – e se torna acionista da casa-mãe da TVI, a Media Capital. A intempérie deixou marcas em Paço de Arcos e em Queluz de Baixo e ainda hoje se fazem contas aos estragos, com a SIC a exigir uma indemnização e a TVI ainda à procura de rentabilizar o regresso da sua estrela.

 

História televisiva e pessoal marcada por momentos menos bons

 

Ao longo da sua carreira, a mãe de Tiago, de 13 anos, teve sempre uma carreira ascendente, mas à qual não escaparam momentos menos bons. A TV 7 Dias elege os principais, alguns deles pessoais, mas que a expuseram publicamente.

 

  • Em 2011, Cristina Ferreira vê-se obrigada a expor a sua vida, pela primeira vez, ao anunciar publicamente a separação de António Casinhas, o pai do seu filho.
  • Em julho de 2013, o acidente com o toureiro José Luís Gonçalves mancha a sua estreia a solo nas noites de domingo, com “Dança com as Estrelas”.
  • Em junho de 2015, volta a expor-se, ao testemunhar a favor do pai do seu filho, acusado de violência doméstica.
  • “Prémio de Sonho”, o concurso que apresentou ao final da tarde, na SIC, começou em agosto de 2019 e, sem sucesso, não passaria da primeira temporada.
  • Desde que regressou à TVI que tem sido posta à prova, com o processo em Tribunal movido pela SIC e as várias polémicas e acusações decorrentes do seu novo cargo e da forma como saiu da SIC. O último ano teve rosas, mas também muitos espinhos para a apresentadora.

 

Percorra a galeria e recorde como era e como está atualmente Cristina Ferreira.

 

Texto: Luís Correia (luis.correia@impala.pt); Fotos: Impala e D.R.

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1799 da TV 7 Dias)

PUB