Crimes de guerra: Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura a Vladimir Putin

O TPI acusa o Presidente da Rússia de deportar ilegalmente crianças da Ucrânia para a Federação Russa e transferir ilegalmente crianças de áreas ocupadas pela Ucrânia.

17 Mar 2023 | 17:29
Vladimir Putin
-A +A

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de captura para Vladimir Putin devido à sua suposta responsabilidade pelos crimes de guerra ocorridos na Ucrânia. O TPI acusa o presidente russo de deportar ilegalmente crianças da Ucrânia para a Federação Russa, bem como de transferir ilegalmente crianças de áreas ocupadas da Ucrânia.

O mandado de prisão foi emitido juntamente com outro mandado de prisão para Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária presidencial para os direitos das crianças na Rússia, ambos relacionados com a situação vivida na Ucrânia. Segundo as notícias avançadas, o TPI acredita que há motivos para acreditar que Putin é pessoalmente responsável pelos crimes mencionados.

As reações de ambas as partes envolvidas já se fizeram sentir. Se o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenzky considerou que este é “apenas o início”, o Kremlin considera “sem sentido” a decisão do TPI.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

 

 

 

PUB