Coveiro procura-se: Louis de “Festa é Festa” rejeita convite do pai

Desesperado desde que Bino abandonou o cargo, Fernando tenta a todo o custo arranjar um novo coveiro para a aldeia. O presidente da junta convida o filho, mas ele recusa de imediato. São fica chocada

30 Out 2021 | 21:00
-A +A

Em “Festa é Festa”, desde as eleições que a aldeia da Bela Vida está ao rubro. Em casa, Fernando (Manuel Marques) está muito enervado por não haver um coveiro na Junta.

Voltam à conversa de Louis (Valdemar Brito) querer fazer a diferença na aldeia e afirma: “Estar cá estes dias fez-me repensar tudo… Era o meu sonho, mas depois penso: o que é que eu poderia fazer aqui? E queria mesmo alguma coisa útil. Queria fazer a diferença na vida das pessoas. Nesta aldeia.” Ao ouvir o filho, o presidente da junta assume: “Eu só queria era alguém que ajudasse a fazer a diferença na morte das pessoas… Eu estou nuns nervos que non me aguento. Juro que jamais pensei que este cargo fosse tão difícil… Se alguém se fina, como é que eu faço?” São (Sílvia Rizzo) diz que não conhece ninguém que possa ser o coveiro e o marido continua muito nervoso. Nesse momento, Fernando diz que teve uma ideia e afirma: “A solução para a morte está aqui! E o grande coveiro da Bela Vida é Louis!”

Ficam todos de queixo caído com a proposta dele. Louis olha muito sério para o pai. São e Vuitton (Beatriz Costa) não querem acreditar naquilo e Jorge (Manuel Melo) vai fazendo piadas. “Isto é um pesadelo…”, afirma São, pedindo à filha que a belisque para ver se esta acordada. Fernando insiste que era boa ideia Louis ser o coveiro da aldeia.

Vuitton e a mãe continuam perplexas com a proposta que Fernando fez ao filho e Jorge brinca com a situação. O presidente da junta diz que ainda não deixaram Louis dizer o que achava e surpreendentemente ele gosta da ideia e diz que ser coveiro é uma profissão muito nobre. No entanto, alega: “Agradeço mesmo o convite, papa, e a confiança. Mas sei que não teria capacidade para desempenhar essa função.”

São e a filha respiram de alívio. Fernando ainda tenta convencer Louis a reconsiderar e diz-lhe: “Tu és o meilleur candidat, mon fils.” A mulher manda-o calar e comenta: “E a primeira pessoa que vais enterrar é o teu père!” De seguida, pedem para continuar a jantar calmamente, mas Fernando diz que não pode, pois continua com aquele problema para resolver.

Texto: Neuza Silva (Neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

PUB