Coronavírus chega a Portugal: Dois homens são os primeiros casos confimrados

A ministra da Saúde confirmou dois primeiros casos de coronavírus. Tratam-se de dois pacientes internados no Hospital de São João e no Hospital de Santo António.

02 Mar 2020 | 10:12
-A +A

Os dois primeiros casos de coronavírus em Portugal são de dois pacientes internados no Hospital de São João e no Hospital de Santo António, no Porto. A informação já foi confirmada pelas autoridades de de saúde.

Os infetados com o novo coronavírus são um médico de 60 anos que esteve de férias no norte de Itália e um homem de 33 anos que esteve uns dias em Espanha devido a compromissos profissionais. Ambos os casos, segundo avança a SIC Notícias, estão dependentes de contra-análise.

A ministra da Saúde Marta Temido anunciou em conferência de imprensa que uma das medidas adotadas para conter a propagação do Covid-19 passa por implementar um maior controlo aos passageiros provenientes de Itália. Será aplicada uma «rastreabilidade de contactos e reforço da informação aos provenientes dessas regiões [Itália e China], no sentido de insistir para que estejam atentas ao seu estado de saúde».

A diretora-deral da Saúde, Graça Freitas, pede às pessoas estejam atentas ao seu estado de saúde e se tiverem sintomas que liguem para a linha de apoio Saúde 24, evitando assim os centros de saúde. O Covid-19 teve origem na China, em dezembro de 2019, e já infetou mais de 86 mil pessoas em 60 países. Morreram cerca de três mil.

 

Quais os sintomas e como se proteger?

 

O mundo ficou em alerta com a identificação do novo coronavírus, que causa doença respiratória potencialmente grave, como a pneumonia. Detetado pela primeira vez em humanos na cidade chinesa de Wuhan, província de Hebei, ainda não chegou a Portugal.

Ainda assim, e porque a prevenção é a melhor forma de evitar males maiores, deixamos aqui uma lista dos sintomas a ter em conta e as medidas de prevenção elaboradas pelo Serviço Nacional da Saúde (SNS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na dúvida, deve contactar o SNS 24 (Tel.: 804 24 24 24)

 

Quais são os sintomas?

 

Os sintomas associados à infeção pelo novo coronavírus (2019-nCoV) são:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar (dificuldade respiratória)

 

Como se proteger?

 

Uma vez que não foram confirmados casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção.

Nas áreas afetadas, a OMS recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes
  • Evitar contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória
  • Tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos deitar o lenço de papel no lixo
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
Veja também:
Escritor Luis Sepúlveda internado com coronavírus após visita a Portugal
Coronavírus: Georgina foge de Itália com os filhos e jogo com Ronaldo é adiado

PUB
Top