“Comportamentos gravíssimos”: Manuel Moreira denuncia homem que assediou Sofia Arruda

O ator Manuel Moreira diz saber quem assediou a colega Sofia Arruda. E afirma: “Sabemos que houve mais comportamentos gravíssimos por parte dessa mesma pessoa para com outras mulheres”.

05 Mai 2021 | 21:05
-A +A

Sofia Arruda revelou que foi alvo de assédio sexual por parte de um homem com poder na televisão e, desde então, foram várias as personalidades que manifestaram publicamente ter atravessado ou testemunhado situações com os mesmos contornos Foi a vez de o ator Manuel Moreira fazer revelações sobre o caso que envolveu a atriz de “Patrões Fora”, a propósito da entrevista que esta última concedeu a Daniel Oliveira para o programa “Alta Definição”.

O que desencadeou o relato do ator foi uma publicação de Nuno Markl, que partilhou uma reflexão nas redes sociais sobre o tema do assédio sexual. Através de uma sequência de desenhos feitos pelo próprio (ver na fotogaleria) o humorista demonstra, de forma generalizada, como reagem os portugueses quando há uma denúncia. “Como eu prevejo que vá ser o MeToo em Portugal”, legendou as imagens.

Na caixa de comentário da publicação do comediante, Manuel Moreira confidenciou que sabe quem é o homem que terá assediado a atriz da SIC. “Talvez vá ser assim, infelizmente. Mas também pode não ser. E uma das maneiras de atingirmos isso (no nosso meio, por exemplo) é irmos demonstrando TODXS (homens incluídos) que estamos a ouvir, que queremos saber e apoiar. Aliás, nós sabemos todxs muita coisa. Sabemos, muitxs de nós, quem assediou a Sofia. E sabemos que houve mais comportamentos gravíssimos por parte dessa mesma pessoa para com outras mulheres em contexto laboral. E sabemos que há outros pulhas a fazer coisas tão más ou piores ainda. Falta dizermos todxs alto e em bom som que não vamos deixar as vítimas sozinhas se e quando ganharem coragem e se e quando lhes fizer sentido expor esses abusadores”, rematou.

Atenta ao que se passava, Sofia Arruda respondeu: “Disseste tudo!”.

Várias caras da televisão portuguesa e outras figuras públicas têm tornado público os seus casos de assédio sexual, depois do testemunho de Sofia Arruda no programa de entrevistas da estação de Paço de Arcos. Nomes como Catarina Furtado, Carolina Deslandes, Inês Simões, Marisa Liz Cláudia Chéu, entre outros, aderiram ao movimento de denúncia deste tipo de crime.

 

Texto: Joana Dantas Rebelo; Fotos: reprodução redes sociais
PUB