Como as séries podem influenciar o nosso comportamento na internet?

Dizem que a televisão influencia diretamente a forma como vivemos. Não é raro vermos roupas serem vendidas à conta do sucesso de uma novela, produtos de beleza e até mesmo destinos turísticos.

26 Abr 2021 | 9:45
-A +A

Há, inclusive, aqueles que defendem que a televisão pode influenciar na formação da personalidade de uma criança, dependendo de quais programas ela assistir em determinadas idades.

Ainda que medir essa influência seja uma tarefa difícil, é possível observar que existem determinados comportamentos que tendem a ocorrer após lançamentos de novelas, séries ou mesmo filmes. Há ainda um novo fator que tem nos ajudado a perceber essa questão com mais profundidade: as plataformas de streaming. Além de serem um marco no que diz respeito à distribuição de séries, elas também representam uma verdadeira revolução no audiovisual do mundo.

O sucesso além do ecrã

No ano passado, a série O Gambito de Dama não foi apenas um sucesso, mas também impulsionou um grande interesse do público pelo xadrez. Para se ter uma noção, depois de a série ir ao ar, a venda de tabuleiros de xadrez subiu 125% nos Estados Unidos. Além disso, a busca por termos como “jogar xadrez online” teve alta de cerca de 40% nos mecanismos de pesquisa do mundo todo.

Esses dados indicam que grandes lançamentos podem influenciar diretamente outros mercados, principalmente aqueles que atuam exclusivamente na internet. Coisas como essa só poderiam acontecer nos dias de hoje, com o nível de comunicação que alcançamos atualmente com as mídias sociais e aplicações de mensagens instantâneas.

Tomemos como exemplo a série Tilt, de 2005, onde um grupo de profissionais do póquer se unia para derrotar um grande campeão em um torneio mundial. Apesar de a série ter tido relativo sucesso com seu público, não foi notado um aumento significativo na busca por jogos de póquer online. Porém, hoje em dia, com aplicações que facilitam o acesso a partidas e que permitem uma maior interação entre os jogadores, o alcance da série provavelmente teria sido outro.

O comportamento além da passividade

Isso não significa, obviamente, que tudo o que for lançado em plataformas de streaming ou na televisão convencional, fará automaticamente com que as pessoas se interessem por um determinado assunto na vida real. Se assim fosse, qualquer série lançada pela Netflix poderia ter um tema que nos fizesse comprar mais ou procurar mais um assunto e, consequentemente, seria um dos produtos mais valiosos da atualidade. Apesar uma série ser sim de grande valor, não é exatamente assim que as coisas funcionam.

A verdade é que essa relação entre o que uma pessoa percebe do que está a assistir e o que isso influencia em seu comportamento é um campo complexo e que envolve muito mais do que uma recepção passiva. Há outros fatores que podem fazer com que o tipo de comportamento de uma pessoa vá do mais neutro até o mais apaixonado pelo assunto. É preciso levar em conta condições como idade, classe social, localização geográfica, relação com outras pessoas, dentro diversos outros fatores que, ainda assim, não nos darão uma fórmula correta do comportamento de cada pessoa.  A subjetividade de cada um é determinante e não pode ser ignorada.

Em conclusão, ao mesmo tempo que é possível afirmar que as séries para a televisão podem influenciar comportamento de seus espectadores, sobretudo no âmbito da internet, não se pode negar também que cada pessoa que assiste a uma determinada série terá reações diferentes.

Essa influência, portanto, não deve ser tratada como uma regra para ditar tendências ou mesmo vender produtos. A verdade é que séries como O Gambito de Dama possuem uma boa estratégia de lançamento, além de possuírem qualidades únicas de guião, realização e produção que cativam espectadores e então os influenciam em determinados comportamentos. De qualquer forma, ainda é impossível prever se essa busca por xadrez é momentânea ou se a influência da série será muito maior do que imaginávamos.

PUB