“Comigo não contem”: Glória de “Festa é Festa” recusa pedido de ajuda do padre

Entusiasmado com os preparativos do Natal, o padre Isidro pede ajuda às suas beatas. Contudo, fica incrédulo com a reação de Glória. Já Celeste e Florinda alinham na ideia dele.

03 Dez 2022 | 15:50
-A +A

Em breve em “Festa é Festa”, o padre Isidro (Carlos M. Cunha) reúne na sacristia Celeste (Margarida Antunes), Glória (Catarina Avelar) e Florinda (Ana Brito e Cunha). “Estou mortinha para saber o porquê desta convocatória”, assume Celeste. “Ora, seguindo, eu mandei chamar-vos porque tive uma ideia para a nossa noite de Natal e preciso da vossa ajuda e mestria para articular tudo”, partilha o padre.

Glória diz que já tinham tido a ideia da fogueira mas o padre confirma que: “E é para manter que vai ser muito bonito. Mas quero ir mais longe. Afinal de contas, no ano passado festejámos a época natalícia de forma grandiosa, este ano não podemos ficar atrás.” Empolgada, Florinda questiona: “Então e o que é que o senhor padre pensou?” Para sossegar as beatas o pároco acaba por revelar: “Vai ser uma coisa mais intimista, mas igualmente bonita. E que juntará a aldeia toda. Assim se espera, pelo menos.Vamos organizar um amigo secreto para toda a aldeia. Ninguém fica de fora. Ninguém!” Florinda fica entusiasmada com a ideia e reforça: “Ah, é uma ideia muito linda, senhor padre. Muito mimosinha.” Celeste fica confusa e Glória recusa, afirmando: “Pois comigo não conte! Tenho dito!É que não contem comigo. Como se eu já não tivesse o que fazer.”Celeste alinha mas continua confusa e tenta perceber melhor como funciona o amigo secreto. Florinda explica-lhe que não tem de ser um presente caro e o padre sublinha: “A ideia é essa. Cada um tem a sua bolsa, dá o que puder, de acordo com o que conseguir e não tem de ser nada caro. Aliás, até pode ser uma coisa feita à mão.”

Apenas Florinda e o Padre conversam entusiasmados sobre a atividade e fazem por ignorar os desaforos de Glória, que continua: “Querem a Glória em tudo, a Glória em tudo. Quer-se dizer, a Glória organiza a revista, a Glória leva as coisas para a frente, a Glória agora também tem de tratar dessas macacadas das trocas dos presentes? Não, não. Outro que o faça! Que isto tem de calhar a todos. É que não contem mesmo comigo! O importante é a revista, essa é a prioridade”

Florinda continua a falar muito empenhada e Glória pede-lhe: “Oh rapariga, esquece lá isso, não alimentes as ideias peregrinas do senhor padre.” Isidro ignora-a e questiona: “Então, tirando a dona Glória, posso contar convosco?” Florinda e Celeste confirmam que sim e a mulher de Bino (Pedro Alves) afiança:Vai ser uma bela noite!Como são todos os Natais, senhor padre. É uma época muito bonita em todo o mundo.” O padre olha para a barriga dela e comenta: “ E este ano temos uma Menina Jesus a caminho.” Florinda sorri e Celeste, continua a questionar: “Mas se o amigo é oculto, como é que nós sabemos que ele é o amigo?” O padre ri-se e responde que já lhe explica. Todos se despedem e Glória reforça: “É que não contem comigo! Espero que tenha ficado preto no branco que eu não entro nisto! Não contem comigo! Não contem mesmo! E ponto final!”

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

PUB