Com os filhos, Romana e Santiago revelam: «voltou o espírito do Natal»

Pela primeira vez, Romana e Santiago posam com os filhos bebés, Ian e Aaron, e com a primogénita da cantora, Ísis. O casal conta como passa esta época festiva.

24 Dez 2018 | 10:15
-A +A

Com o nascimento de Ian e Aaron, o Natal voltou a ter uma magia especial para Romana e Santiago. O casal, que tem ainda a sorte de ter Isís, a filha de 14 anos da cantora, sempre presente na noite da consoada, fez pela primeira vez uma produção em família, em exclusivo para a TV 7 Dias, e falou sobre o que mudou na época da mesa farta e dos presentes desde que os filhos nasceram.

«Voltou outra vez o espírito de Natal! Já estávamos todos crescidos, mas agora com dois filhos, com a Isís e o Salvador (n.r.: sobrinho, filho de Merche Romero) volta-se a viver o natal mais intensamente. É vestir o fato de pai natal e interpretar o papel de Pai Natal… eu gosto! Agora o natal é vivido de outra maneira», confessa Santiago, que se recorda que em criança sempre gostou de receber presentes relacionados com futebol, «porque era o que eu gostava mais de fazer”, justifica.

Mas houve um especial que guarda até hoje e que irá ficar para o filho mais velho, com um ano e cinco meses. «Foi um jipe telecomandado que eu queria muito e o Pai Natal lá trouxe. Ainda o tenho, encontrei-o no outro dia e vou tentar pôr a funcionar para dar ao Ian.»

Romana também não se esqueceu do presente de Natal que mais a marcou em criança… Até porque no seu caso não houve muitos para recordar! «Foi uma boneca, deve ter sido das melhores prendas que recebi quando era pequenina, o resto era à base de pijamas, meias e cuecas. Não era normal receber brinquedos. Foi a minha tia Elsa, a minha tia mais nova que me deu», conta a cantora, revelando ainda: «Não era muito hábito receber brinquedos, como nós passávamos dificuldades, recebia coisas mais úteis, brinquedos era ‘amanha-te com o que tens, vai brincando com as coisas da rua que também é giro’. Ah, e tive uns patins, que foi a minha mãe que me deu, que me deram quase para a vida toda porque eram extensíveis, e então andava com eles de dia e noite. Adormecia de patins! Mas esse não foi no Natal e chateei-lhe muito a cabeça para conseguir aqueles patins. Foram muito chorados!».

 

«Custa dizer ‘não’ a um filho»

 

Aos filhos, Romana e Santiago querem criar melhores memórias, pois a sua maior alegria é vê-los felizes. «O que eles mais gostam de fazer é brincar, como tal vamos oferecer brinquedos. Claro que vamos tentar incumbir-lhes o não querer tudo, mas o que podermos dar, claro que sim, custa dizer que não a um filho», desabafa Santiago, apoiado por Romana que acrescenta: «Nós tentamos não dar tudo à balda, queremos que eles valorizem e por isso tentamos não dar só por dar porque se não eles perdem a sensibilidade de dar valor e lutar por objetivos.» 

 

Veja mais: Filha de Romana declara-se a Santiago

 

A escolha de onde passar a noite da consoada e o almoço de dia 25 nunca é fácil para o casal, uma vez que ambos têm os pais separados, mas este ano já está decidido. «Vamos passar com o meu pai e depois no dia seguinte vamos almoçar com a minha mãe e estar com o resto da família”, explica Santiago. «Temos sempre que andar de um lado para o outro para conseguirmos estar um pouco com todos», completa

Romana que tem a sorte de poder ter a filha mais velha sempre presente. «O pai da Isís faz anos no dia 25, por isso o 24 é meu», explica. No que toca à ementa e à tradição do bacalhau, no caso da cantora, que é vegetariana, a receita tem de ser adaptada. «A Romana come bacalhau espiritual, mas é só o espírito do bacalhau», brinca o ator entre risos. Ela esclarece: «Mas é a sério, faço tudo como se fosse bacalhau espiritual, mas sem o bacalhau. Pode ser com tofu, com legumes… eu é que como o verdadeiro bacalhau espiritual!»

 

«De um momento para o outro durmo menos horas e acordo sem problemas»

 

A terminar Romana, conta que não tem sido fácil cuidar de Ian de um ano e cinco meses e de Aaron de cinco meses, e sublinha a dedicação e ajuda do companheiro. «Não está a ser nada fácil ser mãe de duas crianças com a diferença de um ano, eu não sabia que ia ser tão exigente, mas tenho a sorte de ter um bom pai, um bom marido, um bom amigo ao meu lado. O Santiago é um super pai, ele fica com o mais pequenino à noite, se ele acordar é quase sempre o pai que trata dele», garante a cantora que conta ainda que até ao nascimento dos filhos o ator tinha um sono muito pesado e um acordar difícil.

Mas tudo mudou, como o próprio admite: «Eu adorava dormir e eu com sono sou um mau feitio desgraçado, mas de um momento para o outro durmo menos horas e acordo sem problemas. O chip mudou!».

 

Veja mais: Romana e Santiago mostram filho recém-nascido

 

Romana, que faz questão ainda de salientar que as avós dos bebés também têm sido preciosas, deixou entretanto o trabalho em stand by, mas planeia voltar a gravar já no próximo ano. «Tenho sido mãe quase a tempo inteiro, mas quero muito voltar rapidamente a trabalhar. Tenho feito alguns espetáculos, nada de especial, só um ou outro, de forma pontual, mas para o ano quero gravar músicas novas», conta.

Cinco meses depois de ter sido mãe, Romana já emagreceu metade do seu objetivo. «Iniciei a dieta da Pronokal e perdi 9 quilos, só que entretanto tive que interromper e vou reiniciar agora em janeiro para perder mais uns oito quilos. Estou a meio do caminho», conta a cantora que explica como funciona esta diera: «As refeições são deles, só tenho direito a alguns verdes livres no almoço e no jantar. É uma dieta cetogénica. Estou muito contente.»

Texto: Susana Meireles; Fotos: José Manuel Marques; Produção: Elizabete Guerreiro; Cabelo e maquilhagem: Marta Cruz; Agradecimentos: De Borla, El Corte Inglés, Seaside
PUB