Cláudio Mendes aguarda «que o rim comece a funcionar»

Duas semanas depois de ter sido submetido a um transplante de rim, Cláudio Mendes continua internado e à espera que o órgão «comece a funcionar».

15 Nov 2019 | 22:00
-A +A

Cláudio Mendes continua internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de ter feito um transplante de rim no passado dia 31 de outubro. Cerca de duas semanas depois da intervenção cirúrgica, o ex-concorrente de Casados à Primeira Vista, da SIC, ainda aguarda «que o rim comece a funcionar».

A namorada, Raquel Pereira, conta ao site da revista Maria que estes últimos dias «têm sido difíceis».

Saiba tudo aqui sobre o atual estado de saúde do desportista.

Cláudio tem 3 rins

O ex-concorrente de Casados à Primeira Vista, da SIC, tem insuficiência renal crónica desde 2011 e faz diálise desde 2015. Estava a aguardar transplante renal há seis anos, quatro dos quais em lista ativa.

Quando, em agosto passado, falou ao site da revista Maria sobre este problema de saúde, Cláudio tinha os rins a funcionar «bem abaixo» dos 15% e estava obrigado a fazer diálise em casa, pelo menos, três vezes por dia. Na altura, explicou que o transplante é de apenas um destes órgãos e que os nativos não são retirados.

«Uma pessoa vive bem com um rim. Assim sendo, um dador cadáver doa os dois rins para outros tantos doentes. Não retiram nenhum e transplantam mais um», referiu.

Ou seja, o madeirense tem, para já os dois rins nativos e o terceiro que foi transplantado.

Texto: Ana Silveira; Fotos: DR e Reprodução Instagram
PUB