Clara de Sousa: «O meu avô não sujava as mãos»

Numa entrevista intimista dada a Manuela Moura Guedes, a pivô da SIC falou sobre a família

10 Mar 2018 | 15:42
-A +A

Manuela Moura Guedes, de 62 anos, e Clara de Sousa, de 50, aceitaram o desafio de Cristina Ferreira e a jornalista entrevistou a pivô da SIC. O resultado foi uma entrevista intimista na qual Clara de Sousa – normalmente bastante reservada – falou sobre a família.

O excerto foi partilhado por Cristina Ferreira no Você na TV por ocasião do Dia da Mulher, uma vez que Clara de Sousa fala sobre a avó, que descreve como uma mulher de força.

«Sou formada, fui para a Universidade. A minha mãe fez a quarta classe e as minhas avós eram analfabetas. Acho que isto diz muito, não só do país que temos hoje, em comparação com o país que tínhamos há duas décadas», começa por dizer a pivô.

LEIA MAIS: Gustavo Santos arrasado depois de falar do que uma mulher deve ser

«Diz muito sobre aquilo que nós, enquanto mulheres, evoluímos. Diz muito sobre esta conquista tão grande que é a democracia, para nos cumprimos, para exercer a nossa profissão, que só se exerce, verdadeiramente, em liberdade. Lembro-me sempre quando estou um bocadinho mais desanimada. Lembro-me sempre da postura das minhas avós, sobretudo da minha avó materna, e da minha mãe, porque elas, sim, eram guerreiras», afirma.

«O meu avó era a donzela lá de casa, porque era alfaiate e não sujava as mãos… E a minha avó, com aquele corpão e com aquela força que ela tinha, teve onze filhos. Teve-os quase sozinha, de todas as vezes. E três dias depois estava a trabalhar a terra, e os filhos, obviamente, tinham que começar a trabalhar muito cedo, para ajudar os irmãos», concluiu.

PUB