Castigo: Leonor é desprezada pelos filhos em “Flor Sem Tempo”

Apavorada com as constantes ameaças de morte de Luís Maria, a cozinheira tenta fugir com os filhos mas eles recusam sair de Vila Santa. “Corremos perigo de vida”, alerta, em vão.

26 Mar 2023 | 9:03
-A +A

Depois de ter sido ameaçada por Luís Maria (José Wallenstein) em “Flor Sem Tempo”, Leonor (Maria João Bastos) está receosa com o que possa acontecer aos filhos e planeia fugir de Vila Santa. Ela quer levá-los consigo para um local mais seguro para eles, mas Vera (Mariana Cardoso) recusa-se a ir com a mãe, enquanto Tozé (João Maneira)  e Catarina (Bárbara Branco) também não se mostram interessados em deixar a sua vida para trás.

Os tipos que me prenderam são muito perigosos e não vai demorar muito até me virem buscar. E também não vos posso pôr em risco. Eu não posso continuar aqui, tenho de me ir embora”, revela a cozinheira. Tozé e Catarina ficam perplexos e Vera comenta: “Eu bem disse que ela não estava nem aí para nós. Ainda agora chegou já quer bazar. Somos mesmo uns totós.”

Contudo, a mãe frisa: “Eu não quero ir sozinha. Vocês vêm comigo. Corremos perigo de vida.” Incrédula, Vera responde: “O quê? Nem sonhes!” Tozé também diz que não vai, pois está a gostar do trabalho e não pretende desistir. “A Vera e a Marta não podem largar as aulas, já foram muito prejudicadas com tudo o que aconteceu. E eu tenho o meu namorado… Não quero deixá-lo”, afirma Catarina.

Triste, Leonor alega: “Eu quero estar perto dos meus filhos.” Tozé diz que querem ficar e questiona se ela tem dinheiro para irem todos, mas a mãe nega. “Temos 130 euros até ao fim do mês. Onde é que vamos com 130 euros, posso saber?”, interroga o jovem.

No entanto, a mãe afirma: “Estou mais preocupada em manter-nos vivos. Vocês não sabem com quem é que estamos a lidar.” Tozé diz que se estão em perigo podem avisar a policia, mas ela não quer.

Horas depois, Leonor entra vinda da rua com as chaves da carrinha e diz que já meteu as malas no porta-bagagens. As duas filhas mais novas recusam, mas ela diz que as vai obrigar e prepara-se para arrastá-las quando Catarina aparece e afiança: “Ninguém se vai embora. Temos estado unidos este tempo todo e nada nem ninguém vai mudar isso. Nem mesmo tu, mãe” A chorar, a cozinheira assume: “A verdade é que nenhum de nós está seguro aqui.”, saindo de seguida para o quarto.

Leia ainda: Sedução falhada! Jorge escapa a Julieta em “Flor sem Tempo”

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC
PUB